ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Novos dirigentes do turismo no Estado querem descentralizar setor

Luciana Brazil | 22/07/2014 12:54
Governador empossa dirigentes de Fóruns de Turismo e de Secretários. (Foto: Marcos Ermínio)
Governador empossa dirigentes de Fóruns de Turismo e de Secretários. (Foto: Marcos Ermínio)

O governador André Puccinelli (PMDB) empossou na manhã de hoje (22), no auditório da Governadoria, em Campo Grande, os novos dirigentes do Fórum de Turismo de Mato Grosso do Sul e do Fórum de Secretários e Dirigentes do Turismo do Estado. A descentralização do setor será, segundo o novo presidente do Fórum de Secretários, Jary Augusto Silva, a principal meta a partir de agora. “Na minha gestão quero iniciar a descentralização do turismo dando destaque a outros municípios, além de Bonito e Corumbá”, disse.

Jary, também diretor do fórum de Aparecida do Taboado, a 481 quilômetros de Campo Grande, disse que outras cidades devem ser promovidas como destino turístico.

Durante discurso, Puccinelli afirmou que o turismo é tão significativo quanto à industria e lembrou a capacidade de outras cidades no setor. “Buscamos a diversidade da matriz econômica de Mato Grosso do Sul. O turismo gera renda e tem um grande benefício para o meio ambiente: não polui. Entregamos o rodovia Bonito-Bodoquena e estamos finalizando a pavimentação da Estrada que liga São Gabriel do Oeste a Rio Negro. É uma estrada muito bonita. Temos o turismo como um empreendimento tão significativo quanto a indústria”, disse.

De acordo com a diretora-presidente da Fundtur (Fundação de Turismo do Estado), Nilde Brun, os dois fóruns se completam e devem caminhar juntos para dar desenvolvimento ao turismo no Estado. No Fórum Estadual, além do poder público, fazem parte as entidades privadas e públicas que geram o setor e contribuem para a cadeia produtiva do turismo.

Já o Fórum de Secretários movimenta ações inerentes às gestões municipais e congrega todos os representantes oficiais do setor. O objetivo é fortalecer e integrar as políticas públicas do turismo.

Jarry disse que seria necessário repasse de mais recursos às cidades, já que o governo dispõem apenas de 20 mil Uferms por mês para o Fundo de Turismo. “O governo Federal manda recurso por meio de emendas, mas quando existem projetos técnicos a prioridade são os municípios indutores e as outras cidades ficam dependentes dessas emendas parlamentares”, reclamou ele.

Conforme Jary, ainda que o valor do repasse ao Fundo de Turismo fosse dobrado pelo governo, o recurso seria pequeno. O governador fez questão de frisar, que além do repasse do Fundo, existem outros recursos, o que ajuda na promoção das cidades. "É claro que é preciso saber se o Estado tem capacidade para isso".

Regiões- Segundo Nilde, no Estado, existem três regiões indutoras do turismo. “As três reconhecidas pelo Ministério do Turismo são Pantanal, que tem como município indutor Corumbá, a Serra da Bodoquena, onde Bonito é o atrativo e o Caminhos dos Ipês que tem como cidade indutora a Capital”.

Além dessas, outras sete fazem parte das regiões de turismo, entre elas a Rota Norte, Costa leste, Caminhos da Natureza e Vale das Águas.

“Corumbá e Bonito se destacam na região pela estrutura, mas isso não quer dizer que Aquidauana e Miranda estejam atras. Assim como Jardim, Bela Vista e Bodoquena, na região de Bonito, que estão buscando o seu espaço nesse processo”, disse a presidente da Fundação.

Foram empossados no Fórum de Secretários e Dirigentes- presidente - Jary Augusto Silva - Aparecida do Taboado; vice-presidente - Djalma Loubet – Bela Vista; secretário - Wilson Melo Acosta – Guia Lopes da Laguna, entre outros membros.

Nos siga no Google Notícias