ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Cidades

Nutricionista dá dicas para escolha dos ovos de Páscoa

Redação | 09/03/2009 10:01

Observar as condições de acondicionamento, da embalagem e estar atento aos brinquedos que vêm dentro dos ovos de chocolate são alguns dos cuidados necessários no momento da compra. O produto é a vedete da Páscoa, que será comemorada no dia 12 de abril.

A nutricionista da Universidade Anhanguera-Uniderp, Rosilma Maria Salamoni, explica que é mais interessante o consumidor verificar o peso dos ovos do que seu número. "As numerações indicadas pelos fabricantes nos rótulos não são equivalentes entre as marcas", explica. Também é preciso estar atento à data de validade, peso líquido e composição. "Determinadas doenças impedem aos seus portadores, por exemplo, a ingestão de açúcar ou glúten", alerta.

No caso dos ovos que vêm com brinquedos, os pais precisam verificar o selo do Inmetro, que traz a indicação da idade, para evitar acidentes. Quanto ao armazenamento, é importante observar se os ovos estão longe de produtos de limpeza ou de odor forte e de qualquer fonte de calor. "Verifique se há sinais de violação do conteúdo, furos ou amassados, pois é ela quem protege o produto de insetos e de contaminação", recomenda Rosilma.

Um alerta feito pela nutricionista é de que os ovos dispostos em bancas de promoção, normalmente mais em conta que outros em perfeitas condições, poderão estar quebrados. "Neste caso, o fornecedor não será obrigado a trocar o produto", alerta. Chocolates que estão amolecidos devem ser preteridos. Isso porque ocorre a separação da gordura e ele acaba adquirindo coloração esbranquiçada e odor desagradável.

"Quando optar por ovos ou colombas de fabricação caseira, solicite uma visitação à cozinha e a degustação do produto antes da compra. Produtos fabricados artesanalmente, além de seguirem as mesmas regras de comercialização dos industrializados, também estão obrigados a fornecer nota fiscal. Ela é a principal garantia do consumidor em caso de troca ou reclamação", observa.

Segundo a profissional, deve-se verificar no rótulo o registro no órgão de fiscalização competente, indicação de temperatura para conservação, data de acondicionamento e prazo de validade. Depois de descongelado, é recomendável que seu preparo e consumo sejam feitos rapidamente.

O Procon deve divulgar na segunda quinzena deste mês a primeira pesquisa de preços de chocolates e outra uma semana antes da Páscoa.

Nos siga no Google Notícias