A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

09/03/2009 10:01

Nutricionista dá dicas para escolha dos ovos de Páscoa

Redação

Observar as condições de acondicionamento, da embalagem e estar atento aos brinquedos que vêm dentro dos ovos de chocolate são alguns dos cuidados necessários no momento da compra. O produto é a vedete da Páscoa, que será comemorada no dia 12 de abril.

A nutricionista da Universidade Anhanguera-Uniderp, Rosilma Maria Salamoni, explica que é mais interessante o consumidor verificar o peso dos ovos do que seu número. "As numerações indicadas pelos fabricantes nos rótulos não são equivalentes entre as marcas", explica. Também é preciso estar atento à data de validade, peso líquido e composição. "Determinadas doenças impedem aos seus portadores, por exemplo, a ingestão de açúcar ou glúten", alerta.

No caso dos ovos que vêm com brinquedos, os pais precisam verificar o selo do Inmetro, que traz a indicação da idade, para evitar acidentes. Quanto ao armazenamento, é importante observar se os ovos estão longe de produtos de limpeza ou de odor forte e de qualquer fonte de calor. "Verifique se há sinais de violação do conteúdo, furos ou amassados, pois é ela quem protege o produto de insetos e de contaminação", recomenda Rosilma.

Um alerta feito pela nutricionista é de que os ovos dispostos em bancas de promoção, normalmente mais em conta que outros em perfeitas condições, poderão estar quebrados. "Neste caso, o fornecedor não será obrigado a trocar o produto", alerta. Chocolates que estão amolecidos devem ser preteridos. Isso porque ocorre a separação da gordura e ele acaba adquirindo coloração esbranquiçada e odor desagradável.

"Quando optar por ovos ou colombas de fabricação caseira, solicite uma visitação à cozinha e a degustação do produto antes da compra. Produtos fabricados artesanalmente, além de seguirem as mesmas regras de comercialização dos industrializados, também estão obrigados a fornecer nota fiscal. Ela é a principal garantia do consumidor em caso de troca ou reclamação", observa.

Segundo a profissional, deve-se verificar no rótulo o registro no órgão de fiscalização competente, indicação de temperatura para conservação, data de acondicionamento e prazo de validade. Depois de descongelado, é recomendável que seu preparo e consumo sejam feitos rapidamente.

O Procon deve divulgar na segunda quinzena deste mês a primeira pesquisa de preços de chocolates e outra uma semana antes da Páscoa.

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions