A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 23 de Outubro de 2017

03/07/2009 10:20

OCB/MS comemora 30 anos com festa e nomes de peso

Redação

Com 102 cooperativas e 72 mil cooperados, a OCB/MS (Organização das Cooperativas Brasileiras em Mato Grosso do Sul) completa 30 anos com números em expansão e com a presença de nomes de peso durante encontro na Assembleia Legislativa.

A homenagem conta com a presença do governador André Puccinelli (PMDB), do ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, além de senadores e deputados federais. O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), também participará da homenagem.

De acordo com o presidente da OCB/MS, Celso Régis, as cooperativas representam de 9% a 10% do PIB (Produto Interno Bruto) do Estado.

No Brasil, por ano, as cooperativas geram 255 mil empregos diretos. "Elas geram R$ 9 bilhões e exportam 4 bilhões de dólares", enfatiza o presidente nacional da OCB, Márcio Freitas.

No país, o universo de cooperativas é formado por 7.800 associações e cerca de 7,8 milhões de cooperados. Para Freitas, no país, o setor vivencia uma fase de expansão. "O movimento ganha cada vez mais força", ressalta.

Ele cita dados de outros países para mostrar a disseminação das ações de cooperativismo pelo mundo. "Na França, 60% da população está ligada a alguma cooperativa. Nos Estados Unidos, são 40%".

Ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, destacou as vantagens financeiras. "Os produtores rurais cooperados têm quase o dobro da renda que os não cooperados".

Contudo, Rodrigues afrima que o Brasil ainda "engatinha" quando o tema é cooperativismo. Sobre o Estado, ele avalia que Mato Grosso do Sul vive um crescimento "espetacular" no setor.

Conforme a OCB/MS, o crescimento das cooperativas tem sido intenso, com forte atuação nos ramos do agronegócio, setor de crédito, saúde, infraestrutura (eletrificação rural), transporte e trabalho.

Concorrido - Nesta semana é comemorada a "Semana da Cooperativismo". Hoje, na Assembleia, a homenagem a OCB/MS é promovida pela Frencoop (Frente Parlamentar de Defesa do Agronegócio e Cooperativismo), presidida pelo deputado estadual Reinaldo Azambuja (PSDB).

O encontro conta com a presença da senadora Marisa Serrano (PSDB), do senador Valter Pereira (PMDB), dos deputados federais Waldemir Moka (PMDB), Dagoberto Nogueira (PDT) e Geraldo Resende (PMDB).

Dois empregadores do MS estão em 'lista suja do trabalho escravo'
Dois empregadores de Mato Grosso do Sul constam na lista de empregadores que foram atuados por manterem funcionários em condições consideradas análog...
Continua aberto agendamento online para Semana da Conciliação do TJMS
O TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) continua com agendamento online aberto para a Semana da Conciliação 2017, que será realizada de 2...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions