A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

19/05/2009 12:15

Ong debate possível instalação de usinas no Pantanal

Redação

O IAB (Instituto das Águas do Brasil) realiza no próximo dia 21 a um encontro para debater o tema: Implantação de Usinas de Álcool no Planalto do Pantanal Sul-mato-grossense. O evento será às 14h na sede da OAB/MS (Ordem dos Advogados os Brasil), na avenida Mato Grosso, em Campo Grande.

Segundo a presidente do IAB, Odete Fiorda, o evento é uma resposta ao movimento que o governo do Estado vem fazendo para se derrubar a lei que proíbe a implantação de usina de álcool e açúcar na Bacia do Alto Paraguaia, ou seja a região norte do Estado.

"O que acontece é que o governo quer, novamente, implantar usinas na região dos rios que correm para o Pantanal. O governador [André Puccinelli] já faz pressão em Brasília para isso", diz a presidente.

No início do ano, Puccinelli apresentou o plantio de cana-de-açúcar como uma alternativa para se levar desenvolvimento à região, uma das mais pobres do Estado. Segundo ele, um estudo sócio-econômico-ambiental mostra que é possível se plantar a cultura em algumas áreas do norte de Mato Grosso do Sul.

A ambientalista contesta algumas das afirmações do governador, especialmente a de que a cana é uma alternativa para se gerar emprego.

"Usina não traz tanto beneficio assim. Em 2012 estará proibia a queima da cana e começa a mecanização na colheita, ou seja, o emprego vai ficar escasso", prevê. "E, sobre tudo, temos de pensar no custo benefício disso, que pode ser o fim do Pantanal", completa.

Odete advoga a inviabilidade da proposta argumentando ainda que na região não há logística adequada para se instalar as usinas. "As estradas não comportam o tráfego intenso", diz a ambientalista que.

Ao fim do debate, será elaborado um documento pedindo explicações ao governo do Estado sobre as razões de tentar se modificar a lei. Outro será encaminhado a Assembléia Legislativa solicitando uma audiência pública para se ampliar o debate com a sociedade, e outro, com as considerações finais do evento, será enviado ao Senado Federal e a Câmara dos Deputados.

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions