ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  10    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

Ongs se preparam para época de incêndios no Pantanal

Redação | 07/02/2009 15:30

A Polícia Militar Ambiental de Corumbá, município a 426 quilômetros de Campo Grande, enviou diversos equipamentos de contenção a incêndios para a região da Serra do Amolar.

Os materiais, doados por Ongs (Organização Não-Governamental) de proteção ambiental, serão distribuídos às diversas entidades da região para que estejam aptas a combaterem incêndios.

Em setembro do ano passado, um incêndio destruiu grande parte da vegetação que cobre a serra, que é isolada e de difícil acesso. Na ocasião, até mesmo helicópteros foram usados para combater os focos de fogo.

A bióloga Viviane Fonseca Moreira, técnica do meio ambiente do IHP (instituto Homem Pantaneiro), explicou que esse trabalho, antes de tudo, é preventivo, e visa evitar desastres.

"Todo o material ficará guardado em uma reserva da região, e mais próximo do período de seca, lá por agosto, estaremos distribuindo esses equipamentos para outras localidades".

Futuramente os ribeirinhos da região da Serra do Amolar serão capacitados pela unidade do Prevfogo que está instalada na região.

"Vamos capacitar o pessoal da região para que tenhamos uma equipe especializada em incêndio no local. Além de criarmos ações preventivas para evitar que, caso aconteça um incêndio, isso não chegue ao Parque Nacional do Pantanal e às áreas que têm maior biodiversidade", esclareceu Viviane, em entrevista ao site Capital do Pantanal.

Nos siga no Google Notícias