ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

Operação do Exército contra aftosa vai até novembro em Mato Grosso do Sul

Fabiano Arruda | 10/10/2011 16:32
Militares fazem vigilância na região de fronteira em Ponta Porã. (Foto: João Garrigó)
Militares fazem vigilância na região de fronteira em Ponta Porã. (Foto: João Garrigó)

A Operação Boiadeiro, desencadeada pelo Exército, na semana passada, para atuar na vigilância na fronteira de Mato Grosso do Sul contra o foco de aftosa registrado no Paraguai, vai até o início do mês que vem.

A informação foi repassada nesta segunda-feira pelo general Valerio Stumpf, chefe do centro de operações do CMO (Comando Militar do Oeste).

Segundo ele, com a presença dos militares na fronteira, “não há indicações de que houve avanço da aftosa em Mato Grosso do Sul”.

“Pelo contrário. Fiscais do Iagro atuam em algumas fazendas e os militares em outras. A situação está dentro da normalidade”, disse o general, ressaltando que não houve necessidade de abate de animais vindos do Paraguai na faixa de fronteira.

A Operação Boiadeiro foi desencadeada para garantir a fiscalização e controle do trânsito de gado e produtos de origem animal na fronteira do Estado com o Paraguai.

O Exército já auxiliava no trabalho em Mato Grosso do Sul desde a Operação Ágata 2 em parceria com Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), Mapa (Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e DOF (Departamento de Operações de Fronteira).

Já a Ágata 2 segue com ações pontuais indicadas pelo serviço de inteligência, informa Stumpf. A Ágata 3 está prestes a ser lançada, porém, sem data definida.

Nos siga no Google Notícias