ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Operação Marcapasso, da PF do Tocantins, cumpre mandados em MS

Força-tarefa busca provas de esquema para fornecimento de produtos hospitalares com sobrepreço

Anahi Zurutuza | 07/11/2017 08:35
Sede da PF em Campo Grande (Foto: Ricardo Campos Jr.)
Sede da PF em Campo Grande (Foto: Ricardo Campos Jr.)

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (7) a Operação Marcapasso, que investiga fraudes licitações no Estado do Tocantins. O esquema está relacionado à compra equipamentos hospitalares, mais especificamente os chamados OPMEs (órtese, próteses e materiais especiais), por preço acima do valor de mercado.

A PF cumpre 137 mandados no país e parte deles em Mato Grosso do Sul, conforme divulgou a superintendência da corporação no Estado, sem dar mais detalhes. A Justiça do Tocantins expediu 12 mandados de prisão temporária expedidos, 41 mandados de condução coercitiva contra empresários e 84 mandados de busca e apreensão para cumprimento no Tocantins, Distrito Federal, São Paulo, Goiás, Paraná, Bahia, Ceará, Pará, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

São ao todo 330 policiais envolvidos.

Investigação – Ainda segundo a PF, a investigação teve início quando os sócios da empresa Cardiomed Comércio e Representação e Produtos Médicos Hospitalares Ltda-EPP foram presos em flagrante por fornecerem à Secretaria de Saúde do Tocantins produtos com os prazos de validade de esterilização vencidos.

Foi quando também veio à tona um vasto esquema de corrupção destinado a fraudar licitações no Estado do Tocantins mediante o direcionamento dos editais das concorrências.

As pessoas investigadas poderão responder pelos crimes de corrupção passiva e ativa, fraude à licitação, associação criminosa, dentre outros.

O nome da operação é uma alusão a um dos itens mais conhecidos da área de cardiologia e também um dos produtos fornecidos por meio das licitações fraudulentas.

Nos siga no Google Notícias