ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Operação nos rios já resultou em 14 prisões por pesca ilegal no feriadão

Só no último caso, seis pescadores foram multados e presos por pescarem de forma irregular

Liniker Ribeiro | 01/04/2018 13:19
Equipe da PMA durante fiscalização pelos rios do Estado (Foto: Divulgação)
Equipe da PMA durante fiscalização pelos rios do Estado (Foto: Divulgação)

Até o momento, ao menos 14 pessoas foram presas pescando de forma irregular em rios de Mato Grosso do Sul, durante a Operação Semana Santa da PMA (Polícia Militar Ambiental). Os flagrantes aconteceram após o reforço das equipes de fiscalização, que teve início na última quarta-feira (4).

Só na última ocorrência divulgada pela assessoria de comunicação da PMA, registrada ontem (31), seis pescadores foram presos por equipes de Mundo Novo – a 476 quilômetros da Capital - por pesca predatória. Os homens estavam em um acampamento montado às margens do rio Iguatemi e foram descobertos após os policiais desconfiarem do nervosismo apresentado por um deles em uma região próxima do local escolhido para erguer o acampamento.

Três dos pescadores, que tiveram apenas as idades reveladas, tendo dois 36 anos e um 61, são moradores da cidade de Londrina, no Paraná. Durante buscas,m foram encontrados três peixes dentro de um tambor, um mandi e dois pintados de 57 e 70 centímetros, sendo que o tamanho mínimo para captura permitida é de 85 centímetros.

Os homens revelaram que outras três pessoas estavam com eles e, no local indicado, os policias localizaram o restante do grupo. Com eles, foram apreendidos, um barco, duas redes de pesca – petrecho proibido – e dois exemplares de peixes da espécie curimbatá. O trio de moradores de Mundo Novo informaram que todo o pescado seria dividido e confessaram que todo o equipamento ilegal pertencia ao grupo.

Os pescadores, assim como os materiais apreendidos, foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil da cidade, mas foram liberados após pagamento de fiança. Cada um deles foi multado em R$ 740,00 e, se condenados, poderão pegar pena de um a três anos de prisão. Ao todo, 8 quilos de pescado foram apreendidos com o grupo, e serão doados a instituições filantrópicas.

Nos siga no Google Notícias