ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Outono começa hoje, mas temperaturas devem permanecer altas

Mariana Lopes | 20/03/2014 10:28
Início da estação das frutas é marcada pela queda de folhas das árvores (Foto: Marcos Ermínio)
Início da estação das frutas é marcada pela queda de folhas das árvores (Foto: Marcos Ermínio)

Marcado pela transição entre o Verão e o Inverno, uma das principais características do Outono, estação do ano que começa hoje (20), é a queda das temperaturas. Porém, em Mato Grosso do Sul, o calor promete ficar por mais alguns dias, pelo menos durante as tardes.

No primeiro dia do Outono, os termômetros em Campo Grande podem chegar até os 31ºC, e o nível da umidade relativa do ar fica entre 95% e 75%, de acordo com a previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Mas apesar da alta temperatura, o dia na Capital deve ficar nublado e o céu encoberto por nuvens. Segundo a previsão meteorológica, deve chover durante todo o dia desta quinta-feira.

Segundo o meteorologista Natálio Abraão Filho, as temperaturas do Outono deste ano devem ficar acima da média dos anos anteriores, em torno de 20.9ºC. o clima começa a ficar mais ameno a partir de abril, quando uma massa de ar frio chega ao Estado. Mas o frio mesmo deve chegar apenas em maio e junho.

Contudo, meteorologista explica que as temperaturas acima da média durante a estação não significa que não haverá frio ou eventos de geadas, mas sim que os períodos de frio serão mais curtos do que em anos anteriores.

Chuvas - Como diz na canção de Tom Jobim, “as águas de março fecham o verão”, e o Outono chega para dar uma trégua na chuva, que deve manter a média histórica no Estado, exceto no mês de maio, quando pode apresentar valores até 30% acima da média.

A expectativa é de chuvas de pouco volume, até o final deste mês. Em abril, a previsão é períodos de pequenas estiagens, temperaturas noturnas mais amenas e chuvas em declínio.

Nova estação terá ainda calor intenso nos primeiros dias (Foto: Marcos Ermínio)
Nova estação terá ainda calor intenso nos primeiros dias (Foto: Marcos Ermínio)

Na Capital, por exemplo, o esperado no trimestre é de 270,0 mm de chuva, enquanto a média histórica é de 240,0 mm.

Umidade – Em todo o Estado, a umidade relativa do ar deve manter um nível abaixo da média de 2013, próximo dos 65% pela manhã e em torno de 30% durante a tarde.

Em abril, as mínimas devem cair acentuadamente à tarde, podendo chegar próximo aos 20%, conforme previsão do meteorologista Natálio Abraão.

A frequência de umidade baixa aumenta o risco de nevoa-seca, poeira, fumaça e partículas em suspensão no ar. Em vista de episódios críticos de umidade, as queimadas tendem a se elevar.

As regiões com maiores índices são oeste, norte e leste. Por causa da queda da umidade, a sensação é de que as tardes serão mais quentes.

O Outono termina no dia 21 de junho, quando começa o Inverno no hemisfério sul. Nos dias 21 e 22 de junho apresentam as noites mais longas e os dias mais curtos do ano.

Durante a estação, as temperaturas oscilam entre a máxima e a mínima diária, com calor durante o dia e noites mais frias. Neste período, é comum as pessoas saírem cedo de casa agasalhadas e no meio da manhã já começarem a sentir o calor.

Nos siga no Google Notícias