A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 15 de Dezembro de 2018

20/03/2014 10:28

Outono começa hoje, mas temperaturas devem permanecer altas

Mariana Lopes
Início da estação das frutas é marcada pela queda de folhas das árvores (Foto: Marcos Ermínio)Início da estação das frutas é marcada pela queda de folhas das árvores (Foto: Marcos Ermínio)

Marcado pela transição entre o Verão e o Inverno, uma das principais características do Outono, estação do ano que começa hoje (20), é a queda das temperaturas. Porém, em Mato Grosso do Sul, o calor promete ficar por mais alguns dias, pelo menos durante as tardes.

No primeiro dia do Outono, os termômetros em Campo Grande podem chegar até os 31ºC, e o nível da umidade relativa do ar fica entre 95% e 75%, de acordo com a previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Mas apesar da alta temperatura, o dia na Capital deve ficar nublado e o céu encoberto por nuvens. Segundo a previsão meteorológica, deve chover durante todo o dia desta quinta-feira.

Segundo o meteorologista Natálio Abraão Filho, as temperaturas do Outono deste ano devem ficar acima da média dos anos anteriores, em torno de 20.9ºC. o clima começa a ficar mais ameno a partir de abril, quando uma massa de ar frio chega ao Estado. Mas o frio mesmo deve chegar apenas em maio e junho.

Contudo, meteorologista explica que as temperaturas acima da média durante a estação não significa que não haverá frio ou eventos de geadas, mas sim que os períodos de frio serão mais curtos do que em anos anteriores.

Chuvas - Como diz na canção de Tom Jobim, “as águas de março fecham o verão”, e o Outono chega para dar uma trégua na chuva, que deve manter a média histórica no Estado, exceto no mês de maio, quando pode apresentar valores até 30% acima da média.

A expectativa é de chuvas de pouco volume, até o final deste mês. Em abril, a previsão é períodos de pequenas estiagens, temperaturas noturnas mais amenas e chuvas em declínio.

Nova estação terá ainda calor intenso nos primeiros dias (Foto: Marcos Ermínio)Nova estação terá ainda calor intenso nos primeiros dias (Foto: Marcos Ermínio)

Na Capital, por exemplo, o esperado no trimestre é de 270,0 mm de chuva, enquanto a média histórica é de 240,0 mm.

Umidade – Em todo o Estado, a umidade relativa do ar deve manter um nível abaixo da média de 2013, próximo dos 65% pela manhã e em torno de 30% durante a tarde.

Em abril, as mínimas devem cair acentuadamente à tarde, podendo chegar próximo aos 20%, conforme previsão do meteorologista Natálio Abraão.

A frequência de umidade baixa aumenta o risco de nevoa-seca, poeira, fumaça e partículas em suspensão no ar. Em vista de episódios críticos de umidade, as queimadas tendem a se elevar.

As regiões com maiores índices são oeste, norte e leste. Por causa da queda da umidade, a sensação é de que as tardes serão mais quentes.

O Outono termina no dia 21 de junho, quando começa o Inverno no hemisfério sul. Nos dias 21 e 22 de junho apresentam as noites mais longas e os dias mais curtos do ano.

Durante a estação, as temperaturas oscilam entre a máxima e a mínima diária, com calor durante o dia e noites mais frias. Neste período, é comum as pessoas saírem cedo de casa agasalhadas e no meio da manhã já começarem a sentir o calor.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions