ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Para desafogar leitos, medida muda atendimento de pacientes de trauma

Fabiano Arruda | 06/08/2012 11:11

Por conta do alto volume de pacientes com traumato-ortopedia, maioria formada por vítimas de acidentes de trânsito, resolução da Secretaria Estadual de Saúde, publicada na edição desta segunda-feira do Diário Oficial do Estado, muda os procedimentos de atendimento.

A medida traz protocolo de ações para pacientes classificados como TOE (Trauma Ortopédico Eletivo) com necessidade de serem submetidos à cirurgia. Em linhas gerais, as regras tentam desafogar a rede de atendimento do SUS em Mato Grosso do Sul.

A resolução determina que as vítimas podem ser avaliadas para posteriormente serem agendados os procedimentos sem que fiquem internados por muito tempo. Este é um dos principais problemas apontados como responsáveis pela superlotação da rede e ocupação de leitos até de outros setores, já que os pacientes com casos de fratura, por exemplo, ficam por muitos dias ocupando leitos somente à espera de cirurgias.

Pela resolução fica a possibilidade de o paciente receber alta já após o atendimento inicial, diagnóstico e imobilização ortopédica, “desde que hemodinamicamente estável”, para posterior programação da cirurgia definitiva, caso não ultrapasse o prazo de 15 dias a contar da data da fratura.

Essa sequência de ações é vista como uma ferramenta de gestão clínica fundamental para organizar o processo de referência e contrareferência em busca da resolutividade dos casos aos pacientes do SUS.

Medida prevê novas regras para atendimento a vítimas de traumas, entre as quais as vítimas de acidente são maioria. (Foto: Pedro Peralta)
Medida prevê novas regras para atendimento a vítimas de traumas, entre as quais as vítimas de acidente são maioria. (Foto: Pedro Peralta)

A resolução ainda indica que as portas de entradas, preferenciais, das vítimas de trauma ortopédicos, são as unidades fixas de atendimento pré-hospitalar 24 horas que, após avaliação, encaminharão os caso para o Cenort (Centro Municipal Ortopédico).

A Santa Casa, por sua vez, ficará responsável pela triagem dos pacientes com quadro de Trauma Ortopédico Eletivo com necessidade de cirurgia.

Já as situações com diagnóstico de fratura exposta podem ser encaminhadas para o Hospital Universitário com a ressalva de ser no período noturno e de acordo com a capacidade do serviço.

E os casos diagnosticados como politraumatizados graves serão enviados à Santa Casa por meio do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

A resolução ainda enumera o passo a passo para avaliação dos casos em quatro etapas: identificação, avaliação pré-operatória e agendamento, Central Municipal de Regulação e internação.

Nos siga no Google Notícias