ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Pela internet, empresa oferece diplomas universitários a R$ 410

No site da empresa onde é ofertado o documento, consta relação de diversas instituições 'parceiras’

Nadyenka Castro | 10/10/2012 10:58
Modelo de diploma universitário oferecido pela empresa e disponível no site da empresa. (Foto: Reprodução)
Modelo de diploma universitário oferecido pela empresa e disponível no site da empresa. (Foto: Reprodução)

Pela internet, a empresa Educacional Center oferece diplomas de ensino médio, técnico e superior a R$ 410. O MEC (Ministério da Educação) vai acionar o MPF (Ministério Público Federal) e a PF (Polícia Federal) .

De acordo com reportagem do jornal O Globo, há dois dias pessoas que se identificaram como estudantes enviaram e-mails à Ouvidoria da UFF (Universidade Federal Fluminense) perguntando se a oferta era verdadeira e se tinha a aprovação da universidade. Os professores suspeitaram da situação.

No site da empresa onde é ofertado diplomas, consta relação de diversas instituições ‘parceiras’ da Educacional Center e todo o processo para obtenção do documento.

“Possuímos vínculos com instituições públicas e privadas”, afirma a empresa na página na internet. De Mato Grosso do Sul, são citadas oito instituições, entre públicas e privadas.

Na página inicial, a Educacional Center alerta que o diploma é destinado a pessoas que já têm algum conhecimento na área e que não pede a comprovação da ‘experiência’ porque confia no solicitante.

“Não pedimos nenhum documento comprovando sua experiência, contudo  pedimos sinceridade consigo mesmo, para que quando adquirido o diploma não seja irresponsável. Acredite investindo em você, pois este é o melhor caminho, para aqueles que querem vencer!!!”, consta.

A empresa promete entrega do diploma no curso escolhido pela pessoa em até cinco dias úteis após a confirmação da primeira parcela do pagamento e registro no Diário Oficial da União em até 30 dias. A promessa também inclui grade curricular e até Registro Acadêmico.

“Disponibilizamos o material completo da graduação, que inclui o Histórico com toda a grade de notas, n° de Registro Acadêmico (RA), Conteúdo Programático em Apostila e também o indispensável Certificado de Colação de Grau”.

No site consta ainda que o interessado precisa preencher formulário e encaminhar documentos “para regularização do processo” e que após o pagamento, “nós providenciamos entrada dos dados junto à Instituição”.

Na página não há endereço da empresa, nem mesmo número de telefone. Apenas e-mail.

Em entrevista ao jornal O Globo, a procuradora da República Maria de Fátima Salles Teixeira do Tribunal Regional Federal da 2ª Região e que atua na UFF, qualificou a venda de diplomas como “uma ação criminosa”.

Informada pelo GLOBO, a assessoria do Ministério da Educação garantiu que se trata de um ato rigorosamente criminoso e que acompanhará as investigações do MPF e da Polícia Federal.

Nos siga no Google Notícias