ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Pensão para filhos termina com graduação, decide STJ

Paulo Fernandes | 25/10/2011 00:51

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) eximiu um pai da obrigação de pagar pensão alimentícia à sua filha adulta, que está cursando mestrado. Ministros da 3ª Turma entenderam que a missão de criar os filhos se prorroga mesmo após eles atingirem a maioridade, mas se encerra com a conclusão de curso de graduação.

A filha ajuizou a ação, alegando que, embora tenha mais de 18 anos e concluído curso superior, está cursando mestrado, fato que, segundo ela, a impede de exercer atividade remunerada e arcar com suas despesas.

O Tribunal de Justiça paulista acolheu a apelação da filha, considerando que a pensão deve ser fixada de acordo com a necessidade e possibilidade, mas o pai recorreu ao STJ, que julgou o pedido improcedente.

No recurso especial, o pai afirma que a obrigação de sustentar os filhos se encerra com a maioridade, estendendo-se, excepcionalmente, até a conclusão do curso superior. A partir de então, sustentar os filhos seria um “incentivo à acomodação e à rejeição ao trabalho”.

Relatora do recurso, a ministra Nancy Andrighi entende que o estímulo à qualificação profissional não pode ser imposto aos pais de forma perene. “Os filhos civilmente capazes e graduados podem e devem gerir suas próprias vidas, inclusive buscando meios de manter sua própria subsistência e limitando seus sonhos – aí incluídos a pós-graduação ou qualquer outro aperfeiçoamento técnico-educacional – à própria capacidade financeira”, argumentou.

Nos siga no Google Notícias