ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 16º

Cidades

Peró se reúne com procurador amanhã para decidir eleição

Redação | 16/10/2008 15:48

O reitor da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Manoel Catarino Paes Peró, se reúne amanhã com o procurador do Ministério Público Federal, Felipe Fritz Braga, para esclarecer definitivamente como será feita a escolha de seu substituto no comando da instituição.

Na prática, Peró quer esclarecer se o MPF quer que o colegiado eleitoral homologue a última votação do Coun (Conselho Universitário) ou se deverá ser feita uma nova votação.

No início do processo eleitoral, a lista tríplice, formada pelos professores Célia Maria, Antônio Osório e Jair Vicente, foi encaminhada ao MEC (Ministério da Educação), mas foi rejeitada. Segundo o MEC, a eleição deveria ter sido feita também pelo Coun.

A universidade então seguiu a determinação. Dos 36 membros do conselho, que têm direito a voto, 25 optaram por Célia, que é a candidata do atual reitor.

No entanto, depois que o reitor encaminhou esta decisão ao ministério, o MPF recomendou à reitoria da universidade que seja feita uma nova consulta, desta vez com a participação do Colégio Eleitoral, órgão que congrega mais instituições que o Coun.

Para Peró, esta recomendação deveria ter sido feita antes. "Eu acho que o MPF deveria ter feito essa recomendação lá atrás, no mês de setembro, lá na ocasião da homologação. Por isso é que eu quero conversar com o procurador, para depois não vir dizer que não é assim, que tem que fazer de outro jeito. Quero acabar com isso, gosto de fazer as coisas no rigor da lei, no fio da navalha", disse Peró há pouco ao Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias