A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

30/08/2010 13:14

Pesquisa do Procon em postos de combustível vai até 6ª

Redação

A fiscalização do Procon nos postos de combustível continua até a próxima sexta-feira (3), quando será divulgado resultado parcial sobre a pesquisa. O órgão de proteção ao consumidor está verificando a prática inadequada dos postos que cobram valores diferenciados para venda à vista e com cartão de crédito.

Segundo o gerente de fiscalização do Procon, Alexandre Monteiro Rezende, a meta é visitar 30 postos de combustíveis em toda Capital. "Vamos verificar se estão vendendo com preços diferenciados, pois isto fere a legislação", explica Alexandre.

Os 30 postos que serão visitados representam 20% do total do município.

Em junho deste ano, o TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) julgou procedente a atitude do Procon em fiscalizar os postos e coibiu a prática de valores diferenciados.

"O pagamento mediante cartão de crédito é considerado pagamento a vista não podendo o consumidor arcar com os custos que são cobrados do fornecedor pela instituição credenciada (de cartão de crédito)", consta no relatório do desembargador Rubens Bergonzi Bossay.

No entendimento dos desembargadores, a taxa de serviço paga pelo lojista às administradoras não justifica que o comerciante cobre preço diferenciado. Ao operar com cartão de crédito o comerciante não tem risco de inadimplência, pois o valor será repassado integralmente ou em parcelas.

Segundo o Código de Defesa do Consumidor, qualquer distinção na cobrança do valor em relação aos demais pagamentos à vista é considerado abusivo e ilegal.

MEC deve homologar Base Comum Curricular na próxima quarta-feira
O Ministério da Educação informou que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada hoje (15) pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), deve ser ...
Presos da penitenciária federal da Capital são julgados por crime em RN
Um preso custodiado no presídio federal de Campo Grande foi julgado, ao lado de outros três homens, na quinta-feira (14) e nessa sexta-feira (15) por...
Governo Federal reduz período do horário de verão para 2018/19
O presidente Michel Temer assinou hoje (15) um decreto reduzindo em duas semanas o horário de verão em 2018. No ano que vem, a medida começará a vale...
Inscrições para o Vestibular 2018 da UFMS seguem abertas
A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) segue com inscrições abertas para o Vestibular 2018, que selecionará alunos para cursos de gradua...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions