ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Pesquisa do Procon em postos de combustível vai até 6ª

Redação | 30/08/2010 13:14

A fiscalização do Procon nos postos de combustível continua até a próxima sexta-feira (3), quando será divulgado resultado parcial sobre a pesquisa. O órgão de proteção ao consumidor está verificando a prática inadequada dos postos que cobram valores diferenciados para venda à vista e com cartão de crédito.

Segundo o gerente de fiscalização do Procon, Alexandre Monteiro Rezende, a meta é visitar 30 postos de combustíveis em toda Capital. "Vamos verificar se estão vendendo com preços diferenciados, pois isto fere a legislação", explica Alexandre.

Os 30 postos que serão visitados representam 20% do total do município.

Em junho deste ano, o TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) julgou procedente a atitude do Procon em fiscalizar os postos e coibiu a prática de valores diferenciados.

"O pagamento mediante cartão de crédito é considerado pagamento a vista não podendo o consumidor arcar com os custos que são cobrados do fornecedor pela instituição credenciada (de cartão de crédito)", consta no relatório do desembargador Rubens Bergonzi Bossay.

No entendimento dos desembargadores, a taxa de serviço paga pelo lojista às administradoras não justifica que o comerciante cobre preço diferenciado. Ao operar com cartão de crédito o comerciante não tem risco de inadimplência, pois o valor será repassado integralmente ou em parcelas.

Segundo o Código de Defesa do Consumidor, qualquer distinção na cobrança do valor em relação aos demais pagamentos à vista é considerado abusivo e ilegal.

Nos siga no Google Notícias