ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Cidades

PGE recomenda renovar contrato de sistema das polícias

Redação | 10/04/2008 12:33

A PGE (Procuradoria Geral do Estado) recomendo à Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul) a renovação, sem licitação, do contrato com a empresa Compnet, que desenvolveu o sistema Sigo (Sistema Integrado de Gestão Operacional), que, desde 2005, é usado para gerenciar as informações nas forças de segurança do Estado. O contrato está vencido desde novembro do ano passado, mas a empresa afirma que vinha prestando o serviço de manutenção.

No mês passado, o sistema apresentou problemas por duas vezes. Em uma delas, a confecção de boletins ficou impedida. Na outra, órgãos externos que tem acesso aos dados policiais, como a PF (Polícia Federal), não conseguiam comunicação. O proprietário da empresa, Adriano Chiarapa, negou que os problemas tivessem relação com o fato de o contrato estar vencido.

O procurador-geral do Estado Rafael Colbibelli informou ao Campo Grande News que, a pedido da Sejusp, procuradores avaliam o assunto e concluíram, na sexta-feira passda, que é o governo pode renovar o contrato com a Compnet sem licitação.

Coldibelli explicou que a lei de licitações permite isso, dada à inexistência de concorrente para o tipo de produto oferecido e também à relevância do serviço prestado. Hoje, o Sigo é considerado a base de dados principal tanto da PM (Polícia Militar) quanto da Polícia Civil.

O programa foi desenvolvido pela Compnet e além de Mato Grosso do Sul é usado no Maranhão e no Mato Grosso. O contrato fechado em 2005, no valor de R$ 239 mil, previa o direito de uso do software e, a partir do segundo ano, o pagamento de uma espécie de mensalidade a título de manutenção do sistema e atualização. O valor atual não foi informado, mas em 2006, como apurou o Campo Grande News, esse montante era de R$ 39 mil.
Nos siga no Google Notícias