ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

PM registra queda de 56% no número de homicídios

Redação | 06/04/2010 15:27

Dados do Ciops (Centro Integrado de Operações de Segurança) apontam redução de 56,3% no número de homicídios dolosos, quando há intenção de matar, neste mês de março em comparação com o mesmo período do ano passado, em Campo Grande.

O número de casos caiu de 16 para sete. De acordo com o comandante da PM, coronel Carlos Alberto David dos Santos, essa queda deve-se à maior presença de policiais pelas ruas da cidade.

"Os homicídios diminuíram, o assalto em coletivos também. Estamos com os policiais nas ruas fazendo abordagens e apreendendo maior número de armas. Só neste feriado abordamos cerca de 700 pessoas em Campo Grande e cumprimos 18 mandados de prisão", conta.

Além das mortes, os furtos a pessoas em estabelecimentos comerciais apresentaram redução de 20%, de 30 para 24 casos e a veículos diminuiu 37,1%. Já os crimes de furto à pessoa em via pública aumentaram 9,2%, de 11 para 12 registros.

Roubos em ônibus de transporte coletivo urbano também diminuíram 27,5%. Em março de 2009 foram registradas 40 ocorrências, contra 29 neste ano. Roubos em via pública caíram de 206 para 186 casos, queda de 9,7%.

Ocorrências de roubos de veículos caíram de 61 casos em março de 2009 para 49 neste ano, o que significa uma redução de 19,7%. Em postos de combustíveis, o número de assaltos diminuiu 30%, de dez para sete casos neste ano.

Agora a prioridade da PM (Polícia Militar) é o combate ao tráfico de drogas, segundo o comandante da Corporação, Coronel David. "O tráfico é um ponto inicial para o ingresso de pessoas na criminalidade como furtos, roubos para manter o vício e até homicídios", justifica.

Prevenção - Para o comandante da PM, a diminuição nos índices de violência é resultado dos investimentos feitos pelo Governo na segurança pública e na proposta de Polícia Comunitária.

Nesta administração, foram contratados 1200 policiais, adquiridas 580 viaturas e motocicletas e 2.500 pistolas. Foram comprados também coletes balísticos e outros equipamentos de proteção individual para melhorar o trabalho.

"Foram recursos determinantes para a redução dos índices de violência", explica o comandante da PM.

Os investimentos também foram feitos no trabalho preventivo. Foram ativadas três bases comunitárias nos bairros Nova Lima, Coophasul e Aero Rancho. No primeiro, crimes como assalto, furto e homicídio tiveram redução de 40%.

Durante o policiamento comunitário, os policiais visitam a comunidade e os comerciantes para estabelecer um canal de comunicação e estreitar laços.

Por meio dessa filosofia, a comunidade está sendo envolvida nas ações policiais. No final do ano, a Associação Comercial e a Câmara de Dirigentes Lojistas ajudaram a planejar ações que resultaram na redução de 24% das ocorrências que haviam sido registradas no ano anterior.

A PM estuda a ativação de outras seis bases comunitárias na cidade e o próximo contemplado será o Jardim Los Angeles. Além da Capital, há uma em Corumbá e proposta para que sejam instaladas outras em Dourados, Três Lagoas, Nova Andradina e Naviraí.

Nos siga no Google Notícias