A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

25/02/2010 14:53

Portadoras de doença mental tem direito a passe gratuito

Redação

A 4ª Turma Cível do TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) manteve o direito de duas portadores de doença mental grave e incapacitante ao passe gratuito no transporte coletivo urbano de Campo Grande. Os magistrados rejeitaram recurso da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) e da Assetur (Associação das Empresas do Transporte Coletivo).

Luciana Cristina Torres e Lueli Gonçalves Nogales tinham obtido o direito ao transporte gratuito em primeira instância. O juiz concedeu o benefício por seis meses e o tornou definitiva a tutela antecipada para tratamento de saúde.

O relator do processo, desembargador Paschoal Carmello Leandro, ressaltou que o artigo 23 da Constituição Federal estabeleceu que a competência para cuidar da saúde e assistência pública, da proteção e garantia das pessoas portadoras de deficiência é comum a todos os entes públicos, da esfera municipal, estadual e federal.

A Lei Municipal nº 3.649/99 prevê a gratuidade do transporte público aos portadores de doenças mentais, pelo período de duração do tratamento. "Portanto, a autarquia não poderia deixar de conceder tal benefício, sob pena de afronta à legislação em vigor", finalizou.

Câmara Federal regulamenta carreira dos agentes comunitários de saúde
Com a presença de agentes comunitários nas galerias da Câmara, os deputados federais concluíram hoje (12) a votação do projeto de lei que regulamenta...
Anvisa libera serviço de vacinação em farmácias de todo o país
Farmácias e drogarias de todo o país vão poder oferecer o serviço de vacinação a clientes. A possibilidade foi garantida em resolução aprovada hoje (...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions