ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Presidente quer comprar terra para índios em MS este ano

Redação | 18/02/2010 17:47

Com o conflito armado entre produtores rurais e índios em Mato Grosso do Sul, o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está disposto a comprar terras para solucionar a falta de área para os índios da etnia Guarani Caiuá. No encontro com produtores rurais e empresários em Brasília (DF), na tarde de hoje, ele fez um apelo aos deputados federais que o ajudem a encontrar a área para solucionar o problema.

Durante o encontro, segundo relato do vereador Paulo Pedra (PDT), Lula afirmou que o Governo federal tem dinheiro para adquirir as áreas. "Dinheiro não é problema", teria garantido o presidente, sinalizando estar disposto a comprar terra para solucionar o problema em Mato Grosso do Sul.

Desde 2008, fazendeiros e índios estão em guerra, até com confronto, por causa da criação de grupos de estudos pela Funai (Fundação Nacional do Índio) para identificar 39 novas áreas em 26 municípios da região sul do Estado. Estima-se que seriam identificadas de 600 mil a 3 milhões de hectares para atender aos indígenas.

Lula fez um apelo aos deputados federais Dagoberto Nogueira, líder do PDT na Câmara, e Vander Loubet (PT), para que o ajudem a encontrar a área para ser destinada aos Guarani Caiuás. "Ele quer pagar e dar aos índios", segundo Paulo Pedra, que participou da reunião com o presidente da Acrissul, Chico Maia, os prefeitos da Capital, Nelsinho Trad (PMDB), e de Bela Vista, Chico Maia (PT), entre outros.

Impasse

Nos siga no Google Notícias