ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Cidades

Presídio Federal terá tecnologia contra crime organizado

Redação | 10/01/2008 15:31

Antes do início da vistoria no Presídio Federal de Campo Grande, a primeira notícia anunciada pelo diretor do Sistema Penitenciário Federal do Depen (Departamento Penitenciário Nacional), Wilson Damázio, foi o investimento em tecnologia para coibir ações do crime organizado.

Nos próximos meses, os presídios federais devem receber aparelhos extratores de identificação de ligações feitas por telefone celular. A tecnologia israelense permitirá o rastreamento das ligações, registro das chamadas, gravação das conversas e conseqüente apreensão dos aparelhos usados pelos presos, na maioria das vezes como instrumento para comandar ações fora da prisão. Segundo o diretor, um equipamento já foi comprado ao custo de US$ 300 mil cada, e outros trinta devem ser adquiridos para repasse, inclusive,para penitenciárias estaduais.

A vigilância também será reforçada com a compra de microfones de lapela, que passarão a ser de uso obrigatório para os agentes penitenciários federais. Com adoção desse procedimento, será possível gravar todos os contados entre agentes e presos, o que para a Depen significa segurança para os funcionários e menor risco de subornos ou favorecimentos.

Nos siga no Google Notícias