ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Preso por documentos falsos tem liberdade negada no STF

Redação | 26/04/2010 16:57

A ministra Ellen Gracie, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou hoje Habeas Corpus impetrado pela Defensoria Pública a favor de Edevaldo de Oliveira da Silva, que cumpre pena de 4 anos de prisão na cadeia pública de Aquidauana por ter apresentado documento falso durante abordagem policial.

A defesa de Edevaldo pretendia suspender a execução da pena, pois a conduta, em seu entendimento, não deveria ser considerada criminosa, pois se baseia em no princípio constitucional da ampla defesa e do direito ao silêncio. Segundo os advogados, Edevaldo estava usando o direito de não se acusar ao apresentar documentação falsa.

A Defensoria argumentou também que apesar do Superior Tribunal de Justiça (STJ) ter negado pedido idêntico ao acusado, "o tema não é pacificado na corte, existindo decisões do próprio STJ no sentido de que o uso de documento falso, perante a autoridade policial, com o objetivo de ocultar a condição de foragido, descaracteriza o crime do artigo 304 do Código Penal (falsificação)".

No entendimento da ministra Ellen Gracie, a decisão do STJ que negou Habeas Corpus ao acusado está "devidamente motivada". Ela ressaltou que para se conceder liminar é necessário avaliar se a decisão questionada causa constrangimento ilegal. Nesse aspecto, ela considerou que a decisão do STJ é relevante e sobrepõe-se aos argumentos da defesa.

Nos siga no Google Notícias