ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Professores citam "10 mandamentos" para estudante ir bem no Enem

Alan Diógenes | 23/10/2015 13:04
Aulão preparatório na Capital deu dicas aos alunos há três semanas antes das provas. (Foto: Gerson Walber)
Aulão preparatório na Capital deu dicas aos alunos há três semanas antes das provas. (Foto: Gerson Walber)

Cerca de 150 mil estudantes irão fazer o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) neste próximo final de semana, sábado (24) e domingo (25), em Mato Grosso do Sul. O exame é importante, porque além de avaliar o desempenho dos alunos, é utilizado como processo seletivo em mais de 1 mil instituições de ensino superior do país e é usado também como critério na seleção para bolsas do ProUni (Programa Universidade para Todos) e Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior).

Para ajudar os alunos a se saírem bem nas provas, educadores de várias escolas e universidades espalhadas pelo país montaram uma lista com os "dez mandamentos" que os estudantes precisam seguir antes e nos dias do exame. Uma das dicas é reforçar o conhecimento em atualidades nestes últimos dias que restam; as demais também servem como orientação aos alunos do Estado e os mais de sete milhões inscritos em todo o Brasil a obterem “sucesso” no Enem.

Segue abaixo os dez mandamentos:

1. Às vésperas do exame, é melhor aproveitar o tempo e se dedicar aos temas da atualidade que podem cair nas provas, como os conflitos do Oriente Médio, a questão dos imigrantes na Europa, a inflação em alta no Brasil.

2. Organização é palavra-chave. Confirme o local das provas pelo cartão enviado pelo correio. Se não recebeu o cartão, acesse www.inep.gov.br. É aconselhável fazer o trajeto até o local dias antes para evitar atrasos no dia do exame;

3. O ano foi intenso em aprendizado e o preparo já foi feito. Agora é melhor cuidar do físico, relaxando um pouco, e descansar a mente com um filme, uma visita a uma exposição de arte. Tudo isso ajuda antes do dia “D”.

4. A alimentação deve ser leve na véspera e no dia da prova. Nada de sair de casa de barriga vazia, mas também não exagere. Frutas e sanduíches leves são recomendados.

5. O sono é reparador. Portanto, esqueça baladas, games e redes sociais, ou qualquer atividade que prejudique o descanso.

6. Chegue cedo ao local da prova. Os portões abrem às 12h e as provas começam às 13h. Estudantes que chegarem após este horário não poderão entrar. Nos Estados sem horário de verão ou com fuso-horário diferente, os alunos devem se orientar de acordo com as 13h de Brasília.

7. Separe o material: caneta preta, feita de material transparente, e um documento oficial com foto. Documentos em mal estado ou sem foto não são aceitos. Em caso de roubo ou furto de documento, o candidato deve levar o Boletim de Ocorrência.

8. Esqueça a selfie. Tirar fotos - seja da prova, do cartão de respostas ou de si mesmo na sala - acarreta em eliminação. O MEC monitora redes sociais para encontrar candidatos burlem as regras. Além de serem proibidos calculadora, celular, tablet, MP3 ou qualquer aparelho receptor ou emissor de mensagem, os candidatos não podem usar gorros, toucas e relógios.

9. Atenção aos detalhes para o início da prova. Ao receber o cartão-resposta e a folha de redação, confira seus dados. Identifique o cartão-resposta: marque a cor da capa de sua prova e escreva a frase que se encontra nas instruções. As questões de inglês e espanhol estarão em uma mesma prova. Marque no gabarito apenas as respostas do idioma escolhido na inscrição.

10. Acredite em você! O nervosismo é natural, mas lembre-se que você se preparou para esta prova da melhor maneira. E boa sorte.

Nos siga no Google Notícias