A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

26/04/2010 17:28

Progressão de pena emperra em burocracia judicial

Redação

A implantação do processo digital na 2ª Vara de Execução Penal pode ser uma alternativa aos detentos que aguardam pela progressão de pena, com transferência de regime, indulto ou até a liberdade. A solenidade de inauguração do serviço aconteceu hoje à tarde no Fórum de Campo Grande.

O processo digital passa a ser utilizado pela Vara de Execução Penal, Justiça Militar, Central de Penas Alternativas e na execução penal da comarca de Dois Irmãos do Buriti. O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul adianta que outras varas devem começar a utilizar o meio digital para o trâmite de processos.

Segundo o desembargador Elpídio Helvécio Martins Chaves, o ganho para a justiça é em qualidade e rapidez. "Lidar com os processos vai ser mais fácil e ágil. Hoje as avaliações de progressão de pena para os detentos emperram na burocracia, que pode forçar a pessoa a aguardar entre 60 e 90 dias até que o pedido seja julgado".

As análises nos processos digitais ainda devem aguardar a digitalização dos processos físicos para arquivos digitais. Uma central de conversão já está montada no Fórum de Campo Grande. Durante a inauguração, um processo completo foi digitalizado em 50 segundos.

O novo sistema de processos possibilita emitir alertas semanais e mensais sobre quais detentos podem sair do regime fechado para o semiaberto ou aberto, ou ainda ter a liberdade decretada. "A partir de agora, os presos e seus advogados podem acompanhar o trâmite do processo de qualquer local que tenha internet", acrescenta Alexandre Antunes da Silva, juiz da Auditoria Militar.

O TJMS espera reduzir o consumo de papel e de trabalho física dos servidores nas comarcas. Também serão digitalizados os processos nas Varas de Família e da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, em Campo Grande. Ainda este ano, a nova tecnologia chegará nas Varas de Fazenda Pública e Registros Públicos.

Câmara de Vereadores entrega meio milhão de reais em emendas parlamentares
A Câmara Municipal de Costa Rica, a 305 quilômetros de Campo Grande, realiza nesta segunda-feira (dia 11) três sessões, duas delas especiais. Às 14h ...
Município de Itaporã comemora 64 anos de emancipação neste domingo
Conhecido como Cidade do Peixe, Itaporã, distante 227 km de Campo Grande, comemora 64 anos de emancipação neste domingo (10). A prefeitura municipal ...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions