ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Reinaldo elogia TJMS por intermediar negociação com professores

Ricardo Campos Jr. | 07/07/2015 15:21
Governador Reinaldo Azambuja e presidente do TJMS, desembargador João Maria Lós (Foto: divulgação / TJMS)
Governador Reinaldo Azambuja e presidente do TJMS, desembargador João Maria Lós (Foto: divulgação / TJMS)

Intermediação de acordo entre o Governo do Estado e a Fetems (Federação dos Trabalhadores na Educação de Mato Grosso do Sul) rendeu elogios ao TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul). Conciliação acabou com a greve dos educadores no começo de junho. Reinaldo Azambuja (PSDB) destacou como inédita e positiva a atuação do órgão.

Os trabalhos de negociação entre as partes foram conduzidos pelo Nupemec (Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos). Isso garantiu o retorno ao trabalho de pelo menos 25 mil professores e técnicos administrativos na Capital e interior.

A Fetems já havia se manifestado a favor da intervenção do Judiciário mesmo antes da reunião que solucionou o impasse e findou a paralisação. A entidade de classe usou a expressão “Corte de Vanguarda” para definir a proposição de diálogo ao invés de emitir uma decisão a respeito do problema.

O Governo Estadual prometeu integralizar o piso até 2021 com reajustes de 4,37% em todos os meses de outubro, nomear mil professores até janeiro de 2016, prorrogar o último concurso para docentes e técnicos administrativos, implantar a diferença de 1/4 para 1/3 da hora-atividade de 2013 em 11 parcelas e eleições diretas para diretor de escolas em tempo integral.

Com relação à alteração da data-base dos técnicos administrativos, o estado abriu possibilidade de negociação, além de garantir que esses servidores possam disputar a diretoria dos estabelecimentos de ensino.

Nos siga no Google Notícias