ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
FEVEREIRO, SEXTA  13    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Sindha reconduz Juliano Wertheimer e aposta na força da hotelaria e alimentação

Entidade empresarial inicia novo ciclo mirando fortalecimento do turismo, eventos e alimentação fora do lar

Por José Cândido | 13/02/2026 16:22
Sindha reconduz Juliano Wertheimer e aposta na força da hotelaria e alimentação
Juliano Wertheimer é empresário e presidente do Sindha MS. (Foto divulgação)

Hotéis cheios, bares movimentados e restaurantes cada vez mais inseridos na experiência turística do Estado. É nesse cenário de expansão dos serviços que o empresário Juliano Wertheimer foi reeleito presidente do Sindha MS (Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação), garantindo a continuidade da gestão pelos próximos quatro anos.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Juliano Wertheimer foi reeleito presidente do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação de Mato Grosso do Sul (Sindha MS) para mais quatro anos de gestão. A recondução ocorre em um momento de expansão do setor, que tem ganhado relevância econômica no estado. A nova diretoria assume com o objetivo de fortalecer a representação empresarial e ampliar o diálogo nas negociações coletivas. O Sindha MS, entidade que representa empresários de hotéis, motéis, restaurantes, bares e buffets, está ligado à Fecomércio MS e à Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação.

A recondução ao cargo sinaliza estabilidade em um setor que ganhou peso econômico nos últimos anos e passou a ocupar espaço estratégico nas discussões sobre desenvolvimento regional. Hospedagem e alimentação caminham hoje ao lado do crescimento do turismo, dos eventos corporativos e da economia de serviços em Mato Grosso do Sul.

A nova diretoria assume com a proposta de fortalecer a representação empresarial e ampliar o diálogo nas negociações coletivas, consideradas essenciais para equilibrar custos, preservar empregos e dar segurança jurídica aos negócios.

Ao lado de Wertheimer, a gestão contará com Munir Saad Junior como vice-presidente, tendo Sônia Frainer como suplente. A secretaria será conduzida por Carlos Ishikawa, com suplência de Rogério Bataglin, enquanto a tesouraria ficará sob responsabilidade de Evaldo Germiniani, tendo Gilberto Petinari como suplente. Na presidência, o suplente será Carlos Genoud.

O Conselho Fiscal será formado pelos titulares João Francisco, Luiz Fernando e Cristiano Rodrigo, com Ana Paula na suplência. Já na delegação de representação federativa, o Sindha MS terá como titulares Juliano Wertheimer e João Francisco, com Munir Saad Jr e Edvaldo Germiniani como suplentes.

“Conquistamos avanços importantes e queremos dar sequência a esse trabalho, contribuindo para o crescimento e fortalecimento dos setores que fazem parte do Sindha”, afirmou Wertheimer.

Entidade patronal com atuação estadual, o Sindha MS representa empresários de hotéis, motéis, restaurantes, bares, buffets e espaços de eventos. Além das negociações trabalhistas, o sindicato atua na articulação institucional junto aos poderes públicos e ao Judiciário, participando das principais pautas que impactam diretamente o setor.

Ligado à Fecomércio MS e à Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), o sindicato integra ainda a estrutura da Confederação Nacional do Comércio (CNC), ampliando a interlocução local com agendas nacionais.

A trajetória de Juliano Wertheimer reforça o perfil de articulação institucional da nova gestão. Ex-presidente da Abrasel em Mato Grosso do Sul por sete anos, ele esteve à frente de projetos de incentivo ao turismo gastronômico e da realização de eventos que ajudaram a movimentar o setor, como Brasil Sabor, Bar em Bar e a Mostra Gastronômica de Bonito.

Também coordenou espaços gastronômicos em grandes eventos estaduais, como a Cidade do Natal, a Showtec, em Maracaju, e a Feira do Empreendedor, além de participar de debates que resultaram em benefícios fiscais para o segmento de alimentação fora do lar.

Com a nova gestão, a expectativa do setor é ampliar a representatividade empresarial e fortalecer a cadeia de hospedagem e alimentação, considerada uma das engrenagens mais sensíveis — e também mais dinâmicas — da economia de serviços no Estado.