A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 22 de Janeiro de 2018

25/02/2010 07:06

Reserva do Guariroba ganha plano de manejo, após 15 anos

Redação

Está disponível para consulta pública o Plano de Manejo da APA (Área de proteção ambiental) dos mananciais do córrego Guariroba, o principal responsável pelo abastecimento de água em Campo Grande. O plano, com validade de cinco anos, foi aprovado em medida publicada hoje pela Semadur (Secretaria de Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) no Diário Oficial de Campo Grande, junto com a abertura da consulta pública.

O Plano de Manejo chega 15 anos após a criação da APA e, principalmente, após anos e anos de degradação da região, ocasionada principalmente pela exploração da pecuária.

Além de uma espécie de raio-x da reserva, o plano traz medidas de conservação da biodiversidade e do uso sustentável dos recursos naturais.

A área de proteção tem 45 mil hectares. Mais de 80% são ocupados por pastagens artificiais.

São extraídos do córrego mais de 4 mil metros cúbicos diários para abastecer a cidade, o que faz desse um manancial cuja preservação é essencial para Campo Grande.

O conteúdo do plano de manejo da APA pode ser consultado em três lugares, na Divisão de Fiscalização e Monitoramento Ambiental da Semadur, no Centro de Documentações Técnicas da Planurb e na página da Prefeitura de Campo Grande: www.pmcg.ms.gov.br.

Ladário é a primeira cidade a receber Carreta da Justiça em 2018
O calendário de viagens da Carreta da Justiça, projeto do TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), foi retomado nesta segunda-feira (22), c...
Prefeitos mobilizam Assomasul por adiamento do ano letivo no Estado
Com estradas destruídas pela chuva, prefeitos de 21 municípios pressionam a Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) para requerer...
MS chega a 19 cidades em situação de emergência por causa da chuva
Coxim, a 260 quilômetros de Campo Grande, tornou-se nesta segunda-feira o 19º município a decretar  situação de emergência em Mato Grosso do Sul em r...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions