ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Cidades

Ruas estão cheias de 'Kauans', vítimas das omissões nossas de cada dia

Análise é de quem lida diariamente com o sistema que deveria dar segurança para meninos e meninas

Anahi Zurutuza e Adriano Fernandes | 26/07/2017 09:57
Meninos jogam bola em terreno no Jardim das Hotêrsias, cena comum numa tarde qualquer em um dos bairros da periferia da cidade (Foto: Marcos Ermínio)
Meninos jogam bola em terreno no Jardim das Hotêrsias, cena comum numa tarde qualquer em um dos bairros da periferia da cidade (Foto: Marcos Ermínio)

Não dá para apontar o dedo para um ou para outro e dizer quem falhou. Kauan Andrade Soares dos Santos viveu por nove anos uma sucessão de omissões até que caiu nas mãos erradas e pagou com a vida, uma tragédia, a pior das consequências sem dúvida. A análise é de quem está diante de “Kauans”, todos os dias.

Basta uma ida a um dos bairros mais periféricos de Campo Grande, numa tarde qualquer, para encontrar alguns deles, jogando bola ou “caçando pipas”, como fazia o menino do bairro Aero Rancho, que foi assassinado, conforme indica a investigação da Polícia Civil, no dia que saiu para a última de suas “caçadas”.

A rua vira campo aberto para criatividade, o lazer na base do improviso dos pequenos ignora não só a tecnologia, mas também ao risco.

No Jardim das Hortênsias – na zona sul da cidade, a mesma região onde Kauan morava –, o terreno de chão batido entre as ruas Genebra e Arquiteto Vila Nova Artigas é o concorrido campo para a bola no pé ou a pipa na mão.

Menino empina pipa em bairro do sul da Capital (Foto: Marcos Ermínio)
Menino empina pipa em bairro do sul da Capital (Foto: Marcos Ermínio)
Crianças descalças e sozinhas na rua (Foto: Marcos Ermínio)
Crianças descalças e sozinhas na rua (Foto: Marcos Ermínio)

Um dos meninos, de 11 anos, conta que para encontrá-lo é só ir até o campinho. “Quase todo dia a gente vem aqui. Putz... me aparou!”, se queixa ao perder a pipa cortada pela linha com cerol de um adversário.

Mais para frente, no Portal Caiobá – sudoeste da Capital –, a rua é que virou pista. “Tá viajando em tio. Vou te bater com meu carrinho”, diz uma das crianças, querendo parecer bravo, mas sem conseguir evitar um sorriso para a câmera do fotógrafo.

Análise – O problema, segundo os integrantes da rede de proteção à criança e ao adolescente, não é estes meninos e meninas brincarem na rua, o problema é a falta de supervisão e orientação, que os expõe a inúmeros riscos. Um deles é dar de cara com um pedófilo.

Ainda de acordo com os especialistas que conversaram com a reportagem, mais grave é quando estes meninos e meninas estão na rua catando latinhas ou cobrando para “cuidar” de carros.

“Eu queria viver para ver a sociedade se importar. Ninguém pode ver uma criança cuidando de carro na rua e achar que é normal, só porque é uma situação que a gente vê todos os dias”, afirma AngeloMotti, psicólogo especialista em psicologia social, pró-reitor de Gestão de Pessoas da UFMS(Universidade Federal de Mato Grosso Sul) e coordenador da Escola de Conselhos, que capacita conselheiros tutelares.

Prova de que a situação é mais do que comum, foi a ligação que o Campo Grande News recebeu dias atrás. Um pai reclamava de foto que foi publicada no dia 18 de julho, porque o filho aparecia em uma das vagas envolta de uma fogueira, numa das favelas da cidade. A divulgação da imagem trouxe “problemas” para ele, conforme disse ao telefone, porque a assistente social que acompanha a família, o procurou.

Crianças tentam espantar o frio ao redor de uma fogueira (Fotos: André Bittar/Arquivo)
Crianças tentam espantar o frio ao redor de uma fogueira (Fotos: André Bittar/Arquivo)

Motti usa a frase para resumir como o sistema de proteção à criança e ao adolescente é frágil. “O ECA [Estatuto da Criança e do Adolescente] diz que é dever da família criar, educar e proteger, mas nem sempre a família tem consciência ou condição de por em prática isso”.

O psicólogo continua afirmando que não há como negar que a mãe e o padrasto negligenciaram os cuidados com Kauan e talvez com os irmãos, mas é justamente neste ponto que a falha no dever do Estado é escancarada. “Kauan também foi vítima da fragilidade dos serviços públicos”, afirma, explicando que o acesso à escola, inclusive no contraturno, à saúde e outras assistências.

Mas, para AngeloMotti, a pior das omissões é a da sociedade, que tem a cultura de não “se meter” na vida do outro e ignora, muitas vezes até incentiva sem perceber, violações aos direitos das crianças e adolescentes, direitos humanos. “Assusta constatar que a comunidade, os vizinhos verem o movimento de crianças e adolescentes na casa de um adulto e acharem que é normal, não fazerem nada”.

Às vezes, é melhor pecar pelo excesso.

Neste ponto, o juiz Roberto Ferreira Filho, que foi titular de uma das varas da Infância e Juventude de Campo Grande e presidente do Fonajuv (Fórum Nacional da Justiça Juvenil), concorda com Motti.

“As pessoas não se sensibilizam por estas violações do dia a dia e sem nenhum tipo de proteção, além da violação do dia adia, esta criança acaba vítima violência. A rua é atrativa, não tem regras, mas o abandono [falta de supervisão] leva que a violação seja cada vez mais intensa”.

Katy Braun e Angelo Motti durante abertura de curso para conselheiros tutelares nesta segunda-feira (Foto: Escola de Conselhos/Divulgação)
Katy Braun e Angelo Motti durante abertura de curso para conselheiros tutelares nesta segunda-feira (Foto: Escola de Conselhos/Divulgação)

Sem julgamentos – Janete dos Santos Andrade, 35, a mãe de Kauan virou alvo dos que apontam dedos, principalmente na redes sociais, desde que a polícia revelou que o menino havia sido morto e que teria sido abordado pelo assassino a 3 km de casa, no bairro Coophavilla 2.

Mas, a KatyBraun, juíza que responde hoje pela Coordenadoria da Infância e da Juventude do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), alerta: “esta é a realidade de milhares de crianças pobres”.

“As crianças de famílias com melhores condições financeiras estão sempre sob os olhos de alguém, escola, cuidadores, parentes. Pai, quando presente, e mãe pobre têm de trabalhar e nós vivemos numa cidade onde faltam 7 mil vagas em creches”.

O colega da magistrada completa: “é preciso que uma criança morra para que tudo isso chame a atenção”.

Nos siga no Google Notícias