ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Senado aprova lei para eleições diretas na rede pública

Redação | 01/07/2008 15:29

Foi aprovado hoje (1) no Senado Federal, projeto de lei que estabelece que diretores de escolas públicas em todo o País sejam escolhidos por meio de eleições diretas.

O Projeto de Lei 344 de 2007 da senadora Ideli Salvatti (PT-SC) dispõe que os candidatos sejam votados por profissionais de educação, com participação da comunidade escolar, constituída por professores, funcionários, estudantes e seus responsáveis. Ainda de acordo com o projeto, os candidatos, deverão receber, antes da eleição, cursos de capacitação em gestão educacional.

Pela norma, que foi aprovada pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado, os diretores terão mandato de até dos anos, com direito a uma reeleição.

Em Mato Grosso do Sul, por legislação estadual, a medida está em vigor nas escolas da rede estadual desde 2006, porém já vinha sendo adotada há 15 anos pela Secretaria de Estado de Educação. A partir da publicação da nova lei federal, tanto a rede estadual de ensino quanto a municipal deverão organizar eleições para a escolha de seus diretores. (Com informações do site do Senado)

Nos siga no Google Notícias