A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 20 de Abril de 2018

30/09/2017 11:18

Setembro Amarelo chega ao fim, mas MS ganha novo número para prevenção

CVV disponibiliza um novo canal, através do 181; fruto de convênio com o Ministério da Saúde, o número é para buscar auxílio

Izabela Sanchez

À partir deste sábado (30), Mato Grosso do Sul e mais 7 Estados ganham um novo número para buscar auxílio, compartilhar angústia e pedir ajuda com relação ao suicídio. É o novo canal do CVV (Centro de Valorização à Vida), o 181. Mato Grosso do Sul ainda não tem escritório regional do CVV, mas em breve o espaço chega por aqui, conforme explicou a assessoria de imprensa do Centro.

O novo canal e o auxílio do CVV nunca foram tão necessários. Dados do Ministério da Saúde, da Sesau (Secretaria municipal de saúde) e do Corpo de Bombeiros mostram um aumento vertiginoso em tentativas e casos de suicídio em Mato Grosso do Sul, além de aumento das lesões auto provocadas.

Neste mês de prevenção que chega ao fim, o aumento das tentativas em relação ao mesmo período em 2016 foi de 40%. Foram 337 tentativas, contra 242 tentativas em setembro de 2016: 110 no interior e 128 na Capital. O aumento no interior de Mato Grosso do Sul foi de 31% em comparação com o último ano. Já na Capital, o aumento foi de 51%: 193 tentativas.

O novo número funciona desde 2015 no Rio Grande do Sul, e surgiu a partir de um convênio da instituição com o Ministério da Saúde para evitar suicídios. Além de MS, os estados que receberão a funcionalidade da linha são: Rio de Janeiro, Santa Catarina, Piauí, Roraima, Acre, Amapá e Rondônia. Há planos para que o número tenha abrangência nacional até 2020.

Peça ajuda - O CVV realiza apoio emocional. O contato com o Centro é voluntário e gratuito em todo o Brasil, para qualquer pessoa que precise conversar, sob total sigilo, por telefone, email, chat e voip 24 horas todos os dias. Ligue 141 ou 181 e peça ajuda.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions