ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

Setembro Amarelo chega ao fim, mas MS ganha novo número para prevenção

CVV disponibiliza um novo canal, através do 181; fruto de convênio com o Ministério da Saúde, o número é para buscar auxílio

Izabela Sanchez | 30/09/2017 11:18

À partir deste sábado (30), Mato Grosso do Sul e mais 7 Estados ganham um novo número para buscar auxílio, compartilhar angústia e pedir ajuda com relação ao suicídio. É o novo canal do CVV (Centro de Valorização à Vida), o 181. Mato Grosso do Sul ainda não tem escritório regional do CVV, mas em breve o espaço chega por aqui, conforme explicou a assessoria de imprensa do Centro.

O novo canal e o auxílio do CVV nunca foram tão necessários. Dados do Ministério da Saúde, da Sesau (Secretaria municipal de saúde) e do Corpo de Bombeiros mostram um aumento vertiginoso em tentativas e casos de suicídio em Mato Grosso do Sul, além de aumento das lesões auto provocadas.

Neste mês de prevenção que chega ao fim, o aumento das tentativas em relação ao mesmo período em 2016 foi de 40%. Foram 337 tentativas, contra 242 tentativas em setembro de 2016: 110 no interior e 128 na Capital. O aumento no interior de Mato Grosso do Sul foi de 31% em comparação com o último ano. Já na Capital, o aumento foi de 51%: 193 tentativas.

O novo número funciona desde 2015 no Rio Grande do Sul, e surgiu a partir de um convênio da instituição com o Ministério da Saúde para evitar suicídios. Além de MS, os estados que receberão a funcionalidade da linha são: Rio de Janeiro, Santa Catarina, Piauí, Roraima, Acre, Amapá e Rondônia. Há planos para que o número tenha abrangência nacional até 2020.

Peça ajuda - O CVV realiza apoio emocional. O contato com o Centro é voluntário e gratuito em todo o Brasil, para qualquer pessoa que precise conversar, sob total sigilo, por telefone, email, chat e voip 24 horas todos os dias. Ligue 141 ou 181 e peça ajuda.

Nos siga no Google Notícias