ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

No mês de prevenção, tentativas de suicídio têm alta de 40% em MS

Lesões autoprovocadas, sofrimentos psiquíquicos e suicídio preocupam OMS; Voluntária do CVV comenta que os números mostram urgência em falar do assunto

Izabela Sanchez | 30/09/2017 10:10
No Brasil, mulheres representam maioria das tentativas (Ilustração: Daniel Araújo/SAÚDE é Vital)
No Brasil, mulheres representam maioria das tentativas (Ilustração: Daniel Araújo/SAÚDE é Vital)

O tempo acelera, o trabalho está precarizado, o contato é virtual e a ansiedade e depressão deixam cada vez mais de serem exceções para tornarem-se padrões sociais. Esse cenário é, hoje, um dos grandes panoramas por trás do aumento vertiginoso do suicídio, segundo psicólogos e especialistas que convivem de perto com a questão. Em Mato Grosso do Sul, o setembro amarelo - mês que simboliza a visibilidade do tema - segundo dados do Corpo de Bombeiros, mostrou um aumento de 40% nas tentativas de suicídio em todo o Estado.

A comparação é com o ano de 2016, quando os militares registraram 242 tentativas, 110 no interior e 128 na Capital. Este ano, no entanto, setembro foi marcado por 337 tentativas de tirar a própria vida. O aumento no interior de Mato Grosso do Sul foi de 31% em comparação com o último ano. Já na Capital, o aumento foi de 51%: 193 tentativas.

Sociabilidade deteriorada

Apesar da multiplicidade de fatores que envolvem o suicídio, quem tem a rotina marcada pelo tentativa de oferecer auxílio e prevenção, enxerga uma deterioração da sociabilidade, ou seja, na forma como a pessoas estão se relacionando com si, com os outros e com o mundo. É o que explica a voluntária do CVV (Centro de Valorização à Vida) Comunidade em Cuiabá, Ana Rosa Nunes.

"O que a gente tem de concreto é que 90% dos casos podem ser evitados, porque tem, por trás, uma doença de fundo emocional, depressão, ansiedade, a questão dos vícios, o uso abusivo de álcool e drogas. A gente tem percebido que aumentou [casos de suicídio] em todos os lugares, não sei se é porque se está mais transparente, que aparece mais", comentou.

Solidão - Ana comenta que a crise econômica e a precarização das condições sociais também pode ter influenciado o aumento dos casos. Além disso, conta ela, as pessoas tem sentido mais solidão. A voluntária percebe, ao trabalhar dia-a-dia com a prevenção, que as pessoas sentem uma necessidade cada vez maior de serem ouvidas, de compartilharem as próprias angústias, e de sentirem empatia na escuta.

"A própria evolução do país, a insegurança, as redes sociais, as pessoas se setem mais sozinhas. É uma fotinha de cada coisa [nas redes], acredito que as pessoas estão muito solitárias", comenta.

As redes sociais e a exposição são questões que permeiam a discussão atual sobre suicídio, presente em séries de televisão e até em violências virtuais, a exemplo do perigoso 'jogo' baleia azul. Além disso, o meio virtual não aborda a questão com seriedade. É o que mostra o dossiê 'Suicídio: precisamos falar sobre'. Dados específicos sobre Mato Grosso do Sul afirmam que 48,4% das menções ao suicídio nas redes sociais tratou o assunto como 'piada'.

Em MS, taxa de pessoas que atentam contra a própria vida é maior que a média nacional. (Foto: Getty Images)
Em MS, taxa de pessoas que atentam contra a própria vida é maior que a média nacional. (Foto: Getty Images)

Problema mundial

Todos os boletins e dados divulgados por instituições de socorro e saúde mostram o aumento dos casos em todo o Brasil. Em muitos países, não é diferente, e essa forma de violência, tentada contra si mesmo, é uma das que mais preocupam a OMS (Organização Mundial de Saúde).

Boletim do Ministério da Saúde, com dados inéditos, afirma que a taxa de mortalidade por suicídio entre os homens e mulheres de Mato Grosso do Sul é maior do que a média nacional. No país, para os homens, é de 8,7 a cada 100 mil habitantes, e no Estado, é de 13,3. Já para as mulheres, enquanto o país registra uma taxa de 2,4, Mato Grosso do Sul tem taxa de 3,6. Outro levantamento, realizado pela Sesau (Secretaria municipal de saúde), identificou uma tentativa de suicídio a cada 10h em Campo Grande, em 2016, incluindo crianças.

Outros recortes, além disso, trouxeram nova luz à questão, como o aumento muito mais acentuado entre indígenas, e a letalidade das autolesões em idosos. O levantamento do Ministério da Saúde afirma que são 11 mil pessoas, a cada ano, que cometem suicídio no Brasil. A taxa de mortalidade a cada 100 mil habitantes subiu em 2015, alcançando 5,7. Em 2014, após registrar queda, a taxa em todo o país foi de 5,5. Entre os indígenas, a taxa de mortalidade é de 15,2: crianças e jovens representam 44,8% dessas mortes. Trata-se de uma faixa etária que contempla desde crianças de 10 anos até jovens de 19.

É preciso falar sobre

Ana opina que a divulgação do assunto com seriedade e empatia, além do aumento da discussão, pode fazer com que a ajuda de organizações como o CVV ganhem força. "Cada vez que sai uma divulgação à respeito do CVV a gente percebe que aumenta o número buscando o trabalho. Apesar do CVV ter 55 anos são poucas pessoas que conhecem".

Ana acredita que a falta de diálogo e compartilhamento das próprias angústias pode até ser percebido no dia-a-dia. "O que a gente tem percebido, escutado, é que você senta no ônibus, numa fila, num banco, sempre aparece alguém, começa a falar, falar, está uma angústia muito grande", relata.

"Está todo mundo correndo muito pra buscar a sobrevivência, acaba havendo um distanciamento das pessoas, acaba gerando essa frieza emocional. Falar é a melhor solução. O que temos percebido, quando vamos nas palestras a gente percebe, é que elas sentem necessidade de compartilhar o que estão sentido" explica a voluntária.

Você não está só - O CVV realiza apoio emocional. O contato com o Centro é voluntário e gratuito em todo o Brasil, para qualquer pessoa que precise conversar, sob total sigilo, por telefone, email, chat e voip 24 horas todos os dias. Ligue 141 e peça ajuda. Em Mato Groso do Sul, à partir de hoje (30) o CVV (Centro de Valorização da Vida) passará a atender gratuitamente pelo 188. A novidade no atendimento contempla mais 7 estados brasileiros.

Nos siga no Google Notícias