ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, QUINTA  02    CAMPO GRANDE 24º

Política

Assembleia terá audiência para discutir prevenção ao suicídio

Leonardo Rocha | 24/09/2017 11:40
Deputados realizam audiência na próxima terça-feira (Foto: Victor Chileno/ALMS)
Deputados realizam audiência na próxima terça-feira (Foto: Victor Chileno/ALMS)

A Assembleia Legislativa realiza na próxima terça-feira (26), a partir das 14h, audiência pública, para discutir maneiras de prevenir o suicídio, em Mato Grosso do Sul. O debate terá a participação de especialistas que vão relatar quais são as causas e que situações ou doenças levam as pessoas a tomar esta atitude.

O evento foi proposto pelos deputados Rinaldo Modesto (PSDB) e Mara Caseiro (PSDB), além do subsecretário de Estado de Políticas Públicas da Juventude, Thiago Freitas. A audiência faz parte da programação do "Setembro Amarelo", que tem a intenção de justamente discutir medidas para prevenção em suicídio.

A preocupação das autoridades é porque Mato Grosso do Sul é o vice-líder no ranking nacional de suicídios entre jovens, com idades entre 15 e 29 anos. A situação causa preocupação também no âmbito nacional e mundial, já que segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a cada 40 segundos uma pessoa comete o ato extremo de tirar a própria vida.

A psicóloga do Hospital Nosso Lar, em Campo Grande, Neomar Herculano de Souza, revelou durante discurso na Assembleia, que o suicídio já é a terceira causa de morte entre jovens até 22 anos, em dados fornecidos tanto pela OMC e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

Ela também divulgou que a cada 45 minutos, uma pessoa se suicida no Brasil, tendo já a oitava colocação no ranking mundial, o que mostra que o País precisa se preocupar com as causas destas mortes, entre elas a depressão, que precisa ser tratada.

Os casos de suicídios entre jovens só são superados para a violência urbana e acidentes de trânsito, como motivos de morte. “Temos que entender que o suicídio é um sintoma e que precisamos buscar as causas, que podem estar relacionadas aos transtornos mentais, a fatores genéticos e ambientais", disse a psicóloga.

Nos siga no Google Notícias