ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

STJ autoriza casamento civil entre duas mulheres

Paulo Fernandes | 25/10/2011 21:04

Por 4 votos a 1, o STJ (Superior Tribunal de Justiça) reconheceu o casamento civil entre duas mulheres. A decisão é inédita no Brasil e abre precedente aos casais do mesmo sexo para o casamento civil.

A 4ª Turma deu provimento ao recurso especial das duas mulheres, do Rio Grande do Sul.

Na última quinta-feira (19), quatro ministros votaram a favor do pedido. Último a votar, o ministro Marco Buzzi pediu vista.

Ao apresentar seu voto na sessão de hoje, Buzzi levantou uma questão de ordem recomendando que o caso fosse levado a julgamento na Segunda Seção, que reúne os ministros das duas Turmas especializadas em direito privado.

Por maioria de votos, a questão de ordem foi rejeitada. Prosseguindo no julgamento do mérito, o ministro Buzzi acompanhou o voto do relator, ministro Luis Felipe Salomão, dando provimento ao recurso.

Só que o ministro Raul Araújo, que já havia acompanhado o voto do relator, mudou de posição. Ele ponderou que o caso envolve interpretação da Constituição Federal e, portanto, seria de competência do STF (Supremo Tribunal Federal). Ele não conheceu do recurso, mas foi voto vencido.

Nos siga no Google Notícias