A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

25/10/2011 21:04

STJ autoriza casamento civil entre duas mulheres

Paulo Fernandes

Por 4 votos a 1, o STJ (Superior Tribunal de Justiça) reconheceu o casamento civil entre duas mulheres. A decisão é inédita no Brasil e abre precedente aos casais do mesmo sexo para o casamento civil.

A 4ª Turma deu provimento ao recurso especial das duas mulheres, do Rio Grande do Sul.

Na última quinta-feira (19), quatro ministros votaram a favor do pedido. Último a votar, o ministro Marco Buzzi pediu vista.

Ao apresentar seu voto na sessão de hoje, Buzzi levantou uma questão de ordem recomendando que o caso fosse levado a julgamento na Segunda Seção, que reúne os ministros das duas Turmas especializadas em direito privado.

Por maioria de votos, a questão de ordem foi rejeitada. Prosseguindo no julgamento do mérito, o ministro Buzzi acompanhou o voto do relator, ministro Luis Felipe Salomão, dando provimento ao recurso.

Só que o ministro Raul Araújo, que já havia acompanhado o voto do relator, mudou de posição. Ele ponderou que o caso envolve interpretação da Constituição Federal e, portanto, seria de competência do STF (Supremo Tribunal Federal). Ele não conheceu do recurso, mas foi voto vencido.

MEC deve homologar Base Comum Curricular na próxima quarta-feira
O Ministério da Educação informou que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada hoje (15) pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), deve ser ...
Presos da penitenciária federal da Capital são julgados por crime em RN
Um preso custodiado no presídio federal de Campo Grande foi julgado, ao lado de outros três homens, na quinta-feira (14) e nessa sexta-feira (15) por...
Governo Federal reduz período do horário de verão para 2018/19
O presidente Michel Temer assinou hoje (15) um decreto reduzindo em duas semanas o horário de verão em 2018. No ano que vem, a medida começará a vale...


Este espaço foi criado para a livre e respeitosa manifestação dos leitores. Ofensas são depressíveis FERNANDA SILVA. Você limitou-se a me ofender e não manifestou opinião alguma. Desse jeito, apenas ofendendo em nada se contribui para um debate sadio. Casamento é entre homem e mulher somente.
 
Fernando Silva em 27/10/2011 02:20:00
A meu ver cada um vive da maneira que quer,mas pessoas do mesmo sexo deveriam fazer um contrato,ja que querem a segurança de viverem junto,e adquirirem bens materiais ,mas casamento? continuo achando que é contra a lei de Deus e de qualquer religião,pois ainda considéro o casamento entre um homem e uma mulher.
 
Diogo Silveira em 26/10/2011 12:22:41
Parabéns ao STJ pela aprovação.
 
Antonio Carlos Azuaga em 26/10/2011 10:08:00
Nossa meu amigo Fernando(coincidencia tem o mesmo nome)como vc é bem retrogrado...
 
fernanda da silva em 26/10/2011 09:36:11
"União estável, sociedade, etc, etc. Qualquer terminologia é válida, mas CASAMENTO NÃO. CASAMENTO É PARA HOMEM E MULHER. Nossa sociedade esta mesmo uma bagunça. O final dos tempo deve de estar chegando...
 
Fernando Silva em 26/10/2011 01:27:34
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions