ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Supremo julga criminalização do porte de drogas para consumo próprio

Paulo Fernandes | 24/12/2011 00:59

O debate sobre a constitucionalidade do dispositivo da Lei de Tóxicos que tipifica como crime o porte de drogas para consumo próprio é tema de repercussão geral, reconheceu o STF (Supremo Tribunal Federal), por meio do Plenário Virtual.

Isto significa que a decisão do STF sobre o assunto deverá ser aplicada posteriormente, após o julgamento de mérito, pelas outras instâncias do Poder Judiciário, em casos idênticos.

O STF analisa um recurso em que a Defensoria Pública de São Paulo questiona a constitucionalidade do artigo da Lei 11.343/2006 que classifica como crime o porte de entorpecentes para consumo pessoal. O argumento é que a Constituição Federal assegura o direito à intimidade e à vida privada.

Para a Defensoria, “o porte de drogas para uso próprio não afronta a chamada ‘saúde pública’ (objeto jurídico do delito de tráfico de drogas), mas apenas, e quando muito, a saúde pessoal do próprio usuário”.

No recurso, conforme o site Última Instância, a defensoria contesta acórdão do Colégio Recursal do Juizado Especial Cível de Diadema (SP) que, com base nessa legislação, manteve a condenação de um usuário à pena de dois meses de prestação de serviços à comunidade.

“Trata-se de discussão que alcança, certamente, grande número de interessados, sendo necessária a manifestação desta Corte para a pacificação da matéria”, afirmou o relator do recurso, ministro Gilmar Mendes.

Nos siga no Google Notícias