ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Temer propõe que Brasil lidere acordo de combate ao tráfico entre países

Priscilla Peres | 04/10/2016 08:40
Michel Temer e Horácio Cartes se reuniram ontem, no Paraguai. (Foto: ABC Color)
Michel Temer e Horácio Cartes se reuniram ontem, no Paraguai. (Foto: ABC Color)

Em visita ao Paraguai ontem, o presidente Michel Temer (PMDB) propôs que o Brasil lidere um esforço entre países para combater o narcotráfico nas fronteiras. Ele está no país vizinho, onde se reuniu ontem com o presidente Horácio Cartes.

De acordo com reportagem da Folha de SP, a ideia do governo brasileiro é coordenar, regionalmente, ações de combate ao narcotráfico e ao contrabando. No dia 8 de novembro, ministros do Paraguai, Argentina, Uruguai, Chile e Bolívia devem se reunir em Brasília para falar novamente sobre o tema.

"O crime é cada vez mais transnacional e o enfrentamento do crime não é, ainda está dentro de fronteiras. Então temos que fazer essa integração, e aqui no Cone Sul é essencial", disse José Serra, ao lado do chanceler paraguaio, Eladio Loizaga.

O presidente do Paraguai é dono de marcas de cigarro que estão entre as mais contrabandeadas para o Brasil. Porém, o chanceler José Serra disse que o comprometimento do presidente é "fortíssimo".

"Cigarro é uma mercadoria entre várias outras: você tem tráfico de drogas, de armas e de mercadorias, mas não entramos no detalhe de nenhuma", disse Serra desconversando, segundo a Folha de SP.

Para Temer, a visita ao país é estreitar os laços e propor acordos bilaterais. O presidente brasileiro se disse confiante com o encontro e espera sair da reunião com novos acordos de cooperação assinados a partir da visita.

Nos siga no Google Notícias