ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Temor de invasões deixa produtor de prontidão no feriado

Redação | 30/10/2009 16:25

Depois do movimento da etnia Terena, os produtores rurais de Mato Grosso do Sul estão alarmados com os boatos de que os índios também vão promover uma onda de invasões na região sul. Para forçar a Funai (Fundação Nacional do Índio) a realizar o estudo para criar 39 novas áreas, os indígenas estariam organizando a ocupação de fazendas em 26 municípios.

"Os produtores estão de prontidão", confirmou a presidente da organização não-governamental Recovê, Roseli Maria Ruiz. A entidade conseguiu ficar sabendo com até quatro dias de antecedência as ocupações promovidas em Sidrolândia e Miranda.

Agora, a entidade detectou mobilização dos índios da etnia Guarani Caiuá para promover invasões na região sul do Estado. Uma fazenda de Paranhos ou Sete Quedas deverá ser a primeira a ser ocupada. Os sindicatos rurais, os proprietários e os prefeitos já foram comunicados da ameaça.

Segundo Roseli, a Funai estaria recebendo o pedido para fornecer lonas pretas para os índios montarem os barracos dentro das propriedades. As ocupações começariam no feriadão de Finados. "Eles sempre aproveitam um feriado", comentou Roseli.

Feriadão

Nos siga no Google Notícias