ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

TJ aprova proposta para criar cargo de desembargador

Michel Faustino | 03/09/2014 20:15
Proposta visa aumentar de 8 para 9 o número de desembargadores que atuam na área criminal. (Foto: Assessoria/TJ)
Proposta visa aumentar de 8 para 9 o número de desembargadores que atuam na área criminal. (Foto: Assessoria/TJ)

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul aprovou em Sessão realizada nesta quarta-feira (3) uma proposta de projeto de lei que altera dispositivos no Código de Organização e Divisão Judiciárias do Estado e cria um cargo de desembargador na estrutura da magistratura do Poder Judiciário sul-mato-grossense.

A criação do novo cargo implica na obrigação de se oferecer estrutura adequada e condizente com o trabalho desenvolvido. Assim, o projeto de lei prevê ainda a criação de quatro cargos em comissão de assessor de desembargador e uma função de confiança de assistente executivo.

De acordo com o desembargador Joenildo de Sousa Chaves a proposta visa aumentar de 8 para 9 o número de desembargadores que atuam na área criminal, criando assim a 3ª Câmara Criminal.

Joenildo lembrou a crescente demanda na esfera criminal, inclusive no primeiro grau, e a imperiosa necessidade de prestação jurisdicional em tempo razoável, além do cumprimento das metas impostas pelo Conselho Nacional de Justiça.

“Destaca-se que nos últimos quatro anos foram criadas seis novas varas de competência exclusiva criminal o que, em um Estado que tem 200 varas, equivale a quase 3% do total. É de se registrar ainda que o presente procedimento foi submetido à análise da Comissão Técnica de Organização Judiciária do TJMS, já com a minuta do projeto de lei, que se manifestou favorável à proposta para criação do cargo e consequente estrutura de gabinete”, esclareceu.

As varas citadas pelo presidente do Tribunal de Justiça são 5ª, 6ª e 7ª Varas Criminais de Campo Grande, a 2ª Vara de Violência Doméstica da Capital, a 2ª Vara Criminal de Ponta Porã e a 3ª Vara Criminal de Três Lagoas. A proposta foi aprovada por unanimidade e o projeto de lei segue agora para a Assembleia Legislativa.

Nos siga no Google Notícias