ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

TJ nega pedido de aparelho que inibe ronco de portador de apnéia do sono

Marta Ferreira | 11/04/2011 11:10

Vítima de apnéia obstrutiva do sono, doença que prejudica a qualidade do sono e pode até provocar a morte, um morador de Mato Grosso do Sul tenta na Justiça obrigar o Estado a fornecer um aparelho para ser usado durante a noite. O equipamento reduz o ronco provocado pela apnéia e é apontado como um dos tratamentos disponíveis para a doença, mas tem alto custo, superior a R$ 10 mil.

O pedido foi negado tanto na primeira quanto na segunda instância, em julgamento realizado na semana passada, quando, por unanimidade, os desembargadores da 5ª Turma Cível indeferiram o recurso do autor da ação contra a decisão de primeiro grau que negou o fornecimento do “aparelho Bipar com respectiva máscara nasal.”

Conforme os autos, o homem justifica que o aparelho foi solicitado pelo médico com com urgência, pois, segundo o médico que o trata, é imprescindível para que possa sobreviver.

Os desembargadores, porém, entenderam que não ficou comprovado que o aparelho solicitado seja de fato necessário nem a única alternativa ao tratamento.

Justificativa-Para o desembargador Vladimir Abreu da Silva, relator do processo, “não se trata de afirmar que deve ser indeferido o pedido apenas em razão da falta do aparelho na rede pública de saúde, mas de observar a necessidade de seu fornecimento, de que seja condição sine qua non para um tratamento eficiente à doença da parte apelante”.

Segundo está nos autos, o atestado médico que comprova a síndrome de apnéia obstrutiva do sono menciona a necessidade utilização do aparelho pleiteado, porém não aponta imprescindibilidade do seu uso.

O documento, ainda conforme o processo, não esclarece suficientemente o motivo e a necessidade do material escolhido, além de não comprovar ser o aparelho receitado o único meio eficaz para o tratamento de saúde, tampouco informou se o paciente já fez uso de outros métodos para o tratamento.

O autor, ainda conforme o processo, mencionou a existência de tratamentos alternativos como perda de peso, mudança de decúbito para dormir, evitar o uso de álcool e sedativos, aparelhos odontológicos ou intervenções cirúrgicas, além do fato de que o uso do aparelho pleiteado não garante a eficácia do tratamento. Acatando esses argumentos, os desembargadores entenderam que, por não se tratar de um único modo de tratamento existente, mantiveram a sentença da primeira instância.

Nos siga no Google Notícias