ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

Tribunal derruba liminar que restringia trabalho dos enfermeiros

Ontem, enfermeiros fizeram protesto e reforçaram que não querem ser “assistente de médico”

Aline dos Santos | 19/10/2017 08:27
Enfermeiros fizeram protesto, com mãos atadas,
em Campo Grande. (Foto: Geisy Garnes)
Enfermeiros fizeram protesto, com mãos atadas, em Campo Grande. (Foto: Geisy Garnes)

O impasse entre médicos e enfermeiros sofreu uma reviravolta na Justiça. O TRF 1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região) suspendeu a liminar que restringiu o trabalho dos enfermeiros, com veto à requisição de consultas e exames. A liminar era do juiz da 20ª Vara da Justiça Federal de Brasília, Renato Borelli, que atendeu pedido do CFM (Conselho Federal de Medicina).

Agora, a pedido da AGU (Advocacia-Geral da União), a liminar foi derrubada pelo presidente do TRF1, desembargador federal Hilton Queiroz. A nova decisão tem validade até o julgamento do mérito da ação movida pelo Conselho Federal de Medicina.

Para o CFM, o médico é único habilitado para realizar consultas, exames e prescrever medicamentos dento do programa de saúde pública. No pedido que resultou na derrubada da liminar, o departamento do Ministério da Saúde alerta que a decisão de suspender a atribuição do enfermeiro de solicitar exames previstos em protocolos pode prejudicar o atendimento na Atenção Básica.

“Entende-se que esta ação inviabilizará as ações do enfermeiro orientadas pelos protocolos nacionais, estaduais e municipais, como exemplos: consultas de pré-natal de risco habitual, consultas de puericultura, acompanhamento de pessoas com tuberculose, hanseníase, hipertensão e diabetes”, informa o ministério.

Ontem, enfermeiros fizeram protesto em Campo Grande e reforçaram que não querem ser “assistente de médico”. O tema também foi discutido nesta semana em audiência pública na Câmara Municipal, com ambos lados em impasse e a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) preocupada com os efeitos da restrição aos enfermeiros.

Nos siga no Google Notícias