ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Umidade do ar cai e eleva risco de transmissão da gripe

Redação | 04/08/2009 10:29

O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um alerta para a baixa umidade relativa do ar em Mato Grosso do Sul a partir de amanhã. Chuvas não devem ocorrer nesta semana.

A baixa umidade do ar traz à tona problemas respiratórios e aumenta risco de transmissão de vírus por vias aéreas, como é o caso do H1N1, causador da chamada "gripe suína".

A diretora de vigilância em Saúde, Ana Lúcia Lyrio, dá algumas orientações para evitar problemas respiratórios e se prevenir contra vírus. Uma delas é usar soro fisiológico nas narinas para evitar o ressecamento da mucosa e fissuras, que ajudam na proliferação de bactérias e vírus.

Outra recomendação é que a população evite aglomerações e também exposição ao sol. Os exercícios físicos devem ser moderados e é preciso manter o corpo hidratado, ingerindo bastante líquido.

"Acima de dois litros de água ao dia", diz Ana Lúcia. Manter toalhas molhadas e bacias com água em casa também ajudam a amenizar a baixa umidade relativa do ar.

Nesta quarta-feira a umidade fica abaixo dos 30% no Centro-norte e Nordeste do Estado. Já as temperaturas seguem em elevação, com máxima de 35ºC no Pantanal e de 31ºC em Campo Grande.

Nos siga no Google Notícias