ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Boa Imagem

Atitudes que prejudicam a sua imagem

Agir de maneira inconveniente pode fazer as pessoas se afastarem e perderem oportunidades profissionais

Por Larissa Almeida (*) | 03/04/2024 08:24

Todos nós já agimos de maneira inconveniente ou inapropriada alguma vez na vida, mas é na repetição que mora o perigo. É importante estarmos sempre atentos às reações das pessoas com o nosso comportamento, entender quais ambientes que frequentamos e a melhor maneira de agir de acordo com essa observação.

Entre os comportamentos que se deve evitar para não prejudicar sua imagem e ser taxado de inconveniente, estão:

-Jamais use espaços públicos como se fossem seus, como deixar sujeira ou louça suja no refeitório da empresa para outra pessoa limpar; escutar música alta com outras pessoas ao redor sem fone de ouvido; ficar batendo papo no cinema durante o filme; ocupar assentos com pertences como bolsas, sacolas e mochilas quando tem outras pessoas para se sentar; ocupar toda a mesa coletiva de uma praça de alimentação para ninguém se sentar perto de você e por aí vai.

-Invadir o espaço pessoal do outro. Todos nós temos “uma bolha” ao redor do nosso corpo com cerca de 50 centímetros de circunferência, de acordo com diversos estudos de linguagem corporal. Então sempre que alguém que não é íntimo (familiar ou amigo) transpõe essa distância, nos sentimos invadidos, incomodados. Então tocar no cabelo de alguém, falar muito perto, pegar na cintura, cutucar, forçar beijo no rosto, abraço, mexer nos pertences, tudo isso é extremamente incômodo para a maioria das pessoas e pode pegar mal.

-A intimidade é algo que precisa ser conquistada, então precisa de tempo e confiança mútua. Forçar intimidade através de apelidos como “querida (o)”, “amor”, “flor”, “amada (o)”, “lindona (ão)”, “amigo (a)”, chamando assim pessoas que você não tem qualquer proximidade, é muito impertinente. Na dúvida, pergunte o nome da pessoa e a chame por ele.

-Também evite fazer perguntas pessoais para pessoas que não conhece direito, como se é casado ou solteiro, se tem filhos, quando vai ter filhos, onde mora ou onde trabalha etc. E não envie conteúdos não solicitados pelo Whatsapp ou inbox no Instagram, como se fosse spam.

Na dúvida, sempre aja da mesma maneira que gostaria que agissem com você. Respeitar o espaço do outro é fundamental para uma imagem positiva e para uma convivência mais harmoniosa com outras pessoas.

(*) Larissa Almeida é formada em Comunicação Social pela UFMS e pós-graduada em Influência Digital pela PUC-RS. Trabalhou durante 14 anos na área de comunicação e imagem em importantes instituições como Caixa Econômica Federal, Prefeitura de Campo Grande, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Senado Federal, além de ter coordenado a comunicação da Sanesul. Consultora de imagem formada pelo RML Academy e Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Especialista em Dress Code e comportamento profissional por Cláudia Matarazzo e RMJ Treinamento e Desenvolvimento Empresarial. Siga no Instagram @vistavoce_.

Nos siga no Google Notícias