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Boa Imagem

Evite este comportamento nas redes sociais

Suas ações no mundo virtual têm impacto direto na vida real, por isso algumas atitudes devem ser evitadas

Larissa Almeida (*) | 15/11/2022 11:26

Cuidar da nossa imagem é mais do que fundamental, e este cuidado deve se estender às redes sociais, porque elas têm o poder de amplificar todas as nossas ações, para o bem e para o mal.

Muita gente ainda acha que suas ações nas redes sociais não têm impacto na vida real, ou que por ter o perfil privado, poucas pessoas acompanham seus posts. Mas costumo dizer que um post, uma curtida, um compartilhamento ou um comentário é como se fosse um travesseiro de penas aberto no alto de um prédio: a gente nunca vai conseguir desfazer a ação e não terá nenhum controle sobre onde as plumas vão parar.

Por isso, listei aqui 5 comportamentos que devem ser evitados para você ter um comportamento elegante e livre de muitos problemas.

  1. Você não precisa se posicionar sobre todos os assuntos. Já falei sobre isso aqui. Principalmente sobre assuntos os quais não têm domínio e certamente abordará de maneira superficial.
  2. Não seja a pessoa "reclamona", que fala mal do tempo, da segunda-feira, da vida e das pessoas. A maioria das pessoas usa as redes sociais como forma de distração, para desanuviar a cabeça dos problemas do dia a dia. Ninguém quer acompanhar uma pessoa negativa.
  3. Não faça das suas redes sociais um diário, detalhando todas as suas ações, do escovar os dentes ao deitar na cama. Além de ser perigoso no mundo violento em que vivemos, é desnecessário. Uma boa imagem pessoal nas redes sociais é construída com fragmentos da sua rotina que vão realmente gerar valor para quem te assiste, e vão contribuir para transmitir a imagem que você deseja. As pessoas têm curiosidade sobre a nossa rotina, hábitos, estilo de vida, mas posts que mostrem a sua intimidade devem ser evitados.
  4. Antes de postar, avalie se você gostaria de ver aquele post em outro perfil, e se ele ajuda outra pessoa de alguma maneira.
  5. Vai fazer propaganda do seu produto ou serviço? Jamais diminua outra pessoa ou empresa ou compare o seu aos demais. “O meu é o melhor, tem muita coisa ruim no mercado, fulano de tal diz isso mas não é bem assim e etc.”. Pega mal. Foque no seu e esqueça os demais.

(*) Larissa Almeida é formada em Comunicação Social pela UFMS e pós-graduada em Influência Digital pela PUC-RS. Trabalhou durante 14 anos na área de comunicação e imagem em importantes instituições como Caixa Econômica Federal, Prefeitura de Campo Grande, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Senado Federal, além de ter coordenado a comunicação da Sanesul. Consultora de imagem formada pelo RML Academy e Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Especialista em Dress Code e comportamento profissional por Cláudia Matarazzo e RMJ Treinamento e Desenvolvimento Empresarial. Siga-me no Instagram @vistavoce_.

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