ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEGUNDA  20    CAMPO GRANDE 27º

Boa Imagem

Cinco atitudes para evitar no uso do WhatsApp

É importante evitar algumas atitudes para usá-lo de maneira mais eficiente

Larissa Almeida (*) | 18/10/2022 13:45

O estudo Digital Brazil 2022, realizado pelas empresas We Are Social e Hootsuite, mostrou que pelo menos 165 milhões de brasileiros usam o WhatsApp, a maior penetração numa nação em todo o planeta. Hoje, é uma das principais ferramentas de comunicação profissional, substituindo inclusive as ligações e e-mails.

Por isso, é preciso evitar algumas atitudes para melhorar a produtividade e a comunicação durante as conversa:

Evite mandar áudios, principalmente no primeiro contato com a pessoa. Verdade seja dita, a maioria das pessoas não gosta de receber áudio.

Se for necessário, pergunte antes se pode enviar um áudio e cuide para que seja de até um minuto. Mais do que isso, a mensagem fica cansativa e fica mais difícil da pessoa prestar atenção em todas as informações. Além disso, se for urgente, sempre faça um resumo, por escrito, das informações do áudio. A pessoa pode não conseguir escutar naquele momento mas saberá o conteúdo e poderá tomar providências.

Respeite os horários

Só mande mensagem fora do horário comercial para colegas de trabalho e clientes se for urgente. Mandar mensagem para o colega 23h ou 4 da manhã não mostrará que você é eficiente, e sim, inconveniente, e poderá atrapalhar o momento de descanso do outro. E sabemos que os momentos de descanso são importantíssimos para garantir a produtividade.

Evite escrever gírias e abreviações

Convivemos com diversas gerações no mercado de trabalho, e cada uma entende as gírias e abreviações de uma maneira. "FDS" não significa final de semana para todo mundo. Então, se quiser que a sua mensagem seja entendida por todos, escreva as palavras inteiras, porque aí não terá erro de interpretação e os problemas decorrentes dele.

Confira o texto antes de enviar para ver se não tem nenhum erro de português ou se não falta alguma informação

Quem nunca escreveu uma mensagem na pressa e quando foi ver tinha erro de português ou pior, o corretor automático trocou a palavra por uma outra bem constrangedora? Melhor do que se desculpar do embaraço, é reler o texto antes de clicar no enviar.

Sempre chame a pessoa pelo nome

Algumas pessoas acham que chamar as outras de amor, amore, querida (o), flor, e etc, vai criar proximidade, mas o efeito é o inverso. As pessoas costumam ficar desconfortáveis com alguém criando uma intimidade que ainda não tem e isso pode prejudicar a conversa, criando uma barreira de comunicação. Se não tiver intimidade, ou não souber como a pessoa gosta de ser chamada, trate a pessoa pelo nome, não tem erro!

(*) Larissa Almeida é formada em Comunicação Social pela UFMS e pós-graduada em Influência Digital pela PUC-RS. Trabalhou durante 14 anos na área de comunicação e imagem em importantes instituições como Caixa Econômica Federal, Prefeitura de Campo Grande, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Senado Federal, além de ter coordenado a comunicação da Sanesul. Consultora de imagem formada pelo RML Academy e Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Especialista em Dress Code e comportamento profissional por Cláudia Matarazzo e RMJ Treinamento e Desenvolvimento Empresarial. Siga-me no Instagram @vistavoce_.


Nos siga no Google Notícias