ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Em Pauta

Brasil frente às seis principais seleções adversárias

Mário Sérgio Lorenzetto | 14/06/2018 09:26
Brasil frente às seis principais seleções adversárias

A seleção brasileira têm um bom balanço favorável perante as seis seleções que estão melhores posicionadas para vencer o Mundial da Rússia. Se não fosse o famigerado 7x1 da arrogância do Felipão e Galvão... seríamos franco favoritos.

Brasil frente às seis principais seleções adversárias
Brasil frente às seis principais seleções adversárias

Civilização do futebol ou da guerra?

O Brasil é o quinto país do planeta em área e população. Com um solo tão fértil que chega a produzir quase o dobro das colheitas anuais do gigante Estados Unidos. Mas, após quase um século, continua sendo uma sombra do seu primo do norte. Isso é válido para o modelo econômico quanto para o estilo de vida. Através dos últimos decênios, o Brasil continua na mesma marcha: ser uma cópia dos EUA. Até mesmo naquilo que não se adequa aos nossos padrões históricos e não são símbolos de progresso dos EUA.
A primeira constatação diz respeito ao padrão de consumo. O consumismo exacerbado dos norte americanos é copiado religiosamente pelos brasileiros, mesmo que tenhamos rendimentos cinco vezes inferior ao dos gringos. Estimulados pelas administrações Lula e Dilma, o consumismo desenfreado - padrão EUA - é um dos principais índices de nossa profunda crise. E insistimos em consumir. Como se não houvesse amanhã. Um amanhã com credor batendo às nossas portas.
Outro constatação da tentativa de copiar a gringolândia vem da nova paixão pelas armas. Nos EUA, essa paixão vêm do "espírito do faroeste". Um vale tudo defendido à bala. Está na alma, está na história deles. Defenda-se como puder e der. Aquele lugar onde o Estado e as Leis são apenas uma nota de rodapé, insignificantes por conveniência. Um povo disposto a cobrar suas dívidas - morais ou financeiras - com uma arma ou um canhão na mão. A nossa, é uma história de tentativa de organizar um "povo cordial", uma versão tropical do "brando costumes" portugueses. Onde o Estado e as Leis têm importância relevante, ainda que mau funcionantes. Importância exagerada. Ambos - Estado e Leis - estão em tudo, até onde não deveriam estar.
Não temos o costume de usar o "hard power" - a tentativa de convencimento por força e coerção - em nossa política externa. Pelo contrário, de tão "soft power", os nossos negócios estrangeiros até se encolheram há uns anos. O ponto de partida desse encolhimento foi risível. Um elefante encolhendo para um ratinho. Lula, presidente do gigante, bateu em retirada quando teve de enfrentar o ranger de dentes de Evo Morales, presidente da pequenina Bolívia. E lá se foi o primeiro escândalo da Petrobras.
Por alguma razão inexplicável, preferimos sonhar com Sochi. Como sonhamos um dia com Solna, na Suécia; Viña del Mar, no Chile; Guadalajara, no México; Pasadena, na Califórnia ou Ulsan, na Coreia do Sul. Cidades que ficaram no imaginário coletivo e no sangue derramado... em campos de futebol.Foram palco de nossas vitórias futebolísticas. Conquistas pacíficas.
Já os norte americanos, que chamam seu insípido campeonato de futebol de "world series", como se o mundo começasse e acabasse por lá, lembram-se melhor de lugares como Hanói, Baía dos Porcos, Kandahar, Hiroshima e Nagasaki.

Brasil frente às seis principais seleções adversárias

"Os gays devem ter cuidado", diz o chefe da torcida radical russa.

Há dois anos, ao lado da partida Rússia x Inglaterra na Eurocopa, as duas torcidas converteram Marselha em um campo de batalha. O mundo inteiro presenciou o horror. Todavia, na Rússia, os ultras que conseguiram derrotar seus "pais espirituais" ingleses foram recebidos como heróis. "Bem feito, jovens", disparou o deputado Igor Lebedev. Vladimir Putin liquidava o assunto com uma tentativa de ironia: "Como pode 200 russos vencerem a mais de 2.000 hooligans ingleses?" Quem comandou a batalha de Marselha pelo lado russo foi Alexander Shprygin, chefe dos hooligans russos.
E é esse antigo "herói" que virou "vilão". Negaram o passaporte de torcedor a ele. Com essa medida, o chefão não poderá entrar em nenhum estádio da Copa da Rússia. Entendendo a nova realidade, Shprygin afirma "quem teme que os acontecimentos de Marselha se repitam no Mundial se equivocam. O nível de segurança na Rússia não têm precedentes", assegura o hooligan russo. Mas não foi só a Shpprygin que negaram a participação nos estádios, outros 467 russos fanáticos também não entrarão nos estádios.
Se eles não estão dispostos a enfrentar os ingleses, mandam um recado para os gays: "Não haverá perseguições, que fique claro, mas estamos em um país conservador, assim é melhor evitar carinhos na Praça Vermelha". Será que existem hooligans gays?

Nos siga no Google Notícias