ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Em Pauta

Caminhar pode ser um ato pró saúde ou político

Mário Sérgio Lorenzetto | 18/09/2020 06:26
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Tantos meses depois, nos sentimos aprisionados pelo vírus. Seguimos sonhando viajar. Olhando nos mapas estaríamos dispostos, inclusive, a ir em lugares como "No Place" (Lugar Nenhum), na Inglaterra; Shit (Merda), no Irã; ou até para Idiotiville (Vila dos Idiotas), nos Estados Unidos. Mas a epidemia nos força a andar mais quietos. Assim, somos formados a descobrir, andando, lugares desconhecidos em nossa cidade, uma viagem a pé fora de nossos mapas cotidianos.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Tudo começou em Paris.

A ideia de caminhar - sem necessitar - começou em Paris. Charles Baudelaire, um dos maiores poetas franceses, e os dadaístas (um movimento artístico de vanguarda, na Primeira Guerra), andavam sem rumo, iam a descampados, fotografavam e pleiteavam à administração pública de Paris mudanças que redesenhassem lugares considerados banais. O início do caminhar sem obrigação tinha um sentido político, não partidário.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Os passeios de Jane.

Mas foi Jane Jacobs, especialista em estudos urbanos, quem efetivamente abriu novos caminhos para as caminhadas. Nos anos 30, chegou a N.York, procedente da Pensilvânia, e urdiu um plano: trabalharia pelas manhãs e caminharia pela cidade todas as tardes. Assim caminhando, encontrou seu destino. Começariam as lutas por uma cidade onde o importante fosse a liberdade, a segurança, a saúde, a proximidade para todos. Por isso, desde 2006 - data da morte de Jane - celebram em muitas cidades do mundo os "Janes Walks" , os "Passeios de Jane". As pessoas não só passaram a caminhar, como a enxergar com olhos críticos e fazer propostas para corrigir os espaços urbanos menos acolhedores da cidade.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Sem pressa.

Caminhar é importante para a saúde. É divertido. Combate a angústia e age a favor das vias respiratórias. Em uma sociedade onde a pressa manda, o carro é rei e as estradas redesenharam completamente as paisagens dos campos, montanhas e litorais, caminhar é uma forma de resistência contra a ideia de que o corpo é um artefato antigo, quase inútil. Porque não é. É um artefato fabuloso, sem igual. Usem. Caminhem.


Nos siga no Google Notícias