ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 19º

Em Pauta

Como testar coronavírus com radiografia?

Mário Sérgio Lorenzetto | 10/07/2020 08:43
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
A Universidade de Granada, na Espanha, desde o início da pandemia se propôs a alcançar um objetivo importante: que qualquer pessoa, mediante uma simples radiografia, pudesse saber se tinha covid-19 ou não. Para isto, junto com o Hospital Clínico San Cecilio de Granada, trabalharam com uma base de dados de centenas de radiografias, tanto de pacientes enfermos como de sadios.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Um mar de informações no computador.

Colocaram um mar de informações, centenas de radiografias no computador. Criaram um sistema que aprendeu quais radiografias correspondem a pacientes enfermos - e em que grau - para posteriormente analisar qualquer imagem nova. A seleção de enfermos só era admitida com teste PCR positivo realizado. Assim, garantiram a boa qualidade da amostra. Por outro lado, o hospital forneceu à universidade uma imensa quantidade de radiografias de pacientes com pulmões sadios. Estes também tinham teste PCR.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
A grande vantagem é que existem Raios-X em qualquer cidade.

A principal vantagem do sistema é que trabalha com radiografias do tórax, uma prova rápida e disponível em qualquer cidade e em inúmeros locais capital do Mato Grosso do Sul. Também é muito barato. Algo que melhoraria o tempo de diagnósticos, ao contrário do teste PCR, muito mais caro e raríssimo. Também há vantagem na qualidade de aferição, enquanto os testes PCR tem média de 60% de sensibilidade, o raio-X com inteligência artificial ultrapassa os 80% de sensibilidade.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Para qualquer pessoa.

Analisar radiografias em um computador é algo relativamente fácil. A grande dificuldade é a organização e seleção das radiografias com e sem coronavírus. Esse sistema pode ser obtido com a Universidade de Granada. Qualquer pessoa teria condições de testar com radiografias, sem acumular o ultra diminuto sistema de testagem montado pela prefeitura de Campo Grande e pelo governo do Estado. E ele traz uma vantagem adicional, quanto mais testes forem realizados, mais o sistema aprenderá, dando resultados cada vez melhores e com maior eficácia.
Nos siga no Google Notícias