ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Em Pauta

Como uma pedrada na cabeça, assim atinge um AVC

Mário Sérgio Lorenzetto | 22/01/2019 09:00
Como uma pedrada na cabeça, assim atinge um AVC

O AVC não costuma te avisar. Aparece subitamente. Atua com uma velocidade vertiginosa. O sangue deixa de irrigar o cérebro e inumeráveis neurônios morrem a cada segundo. Atuar imediatamente é fundamental, o tempo de ação determina a vida ou a morte. Assim, se imaginar que está tendo um, não se envergonhe se estiver errado, peça socorro. Telefone para o número 192 ou 3314-3210 e conte o que está ocorrendo. Adote uma postura segura, para não perder o equilíbrio e deixe a porta da casa aberta para que a assistência acesse rapidamente. Tem de saber que há vários tipos de "ictus" e nem todos o levarão a um hospital. Mas os profissionais do SAMU podem distinguir algumas pistas que revelam onde estão os meios mais adequados para cada caso. É importante permanecer sentado ou deitado com a cabeça o mais incorporada possível. Só lhe resta manter a calma e manter um telefone a mão.

Como uma pedrada na cabeça, assim atinge um AVC

Um sorriso torcido? Peça socorro.

Há vários sintomas que indicam a existência de um AVC. Nem sempre aparecem em uma ordem concreta. Nem sempre todos se manifestam. Às vezes só um aparece, e pode ser muito leve. Mas, se percebe um deles, não se equivoque, chame o SAMU.
Uma das comprovações que os médicos fazem para saber se há um AVC é levantar as mãos do paciente no ar e soltá-las ao mesmo tempo, se só uma delas cai, há motivos sérios para suspeitar do golpe que é o AVC. Isso ocorre porque metade do corpo fica sem força e sua sensibilidade se reduz drasticamente. Alguns nada sentem. Outros sentem um formigamento, como de uma perna quando dormimos. A perda de força pode ser muito leve, mas isso não importa. O que é fundamental é que essa perda de força suceda de maneira repentina.
A sensação de perder força ou notar um tato difícil é notada em uma metade do corpo porque a falta de sangue não afeta o cérebro inteiro. Se afetar o hemisfério direito, a metade esquerda do corpo fica paralisada e vice-versa. Esse sintoma fica muito claro na face. Enxergamos a boca "caída", a comissura labial fica paralisada e cai. Se houver suspeita de AVC, peca à pessoa que sorria e terá a prova definitiva: só uma parte dos lábios subirá.

Como uma pedrada na cabeça, assim atinge um AVC

Incoerência diz a muito do que passa no cérebro.

O AVC pode provocar um transborda linguagem, que se manifesta na incapacidade de falar com coerência ou de entender o que dizem os demais. Isso ocorre quando a falta de sangue atinge o hemisfério esquerdo, que é o que controla a linguagem na maioria das pessoas.
Um sintoma menos frequente é a perda brusca da visão. Ela geralmente afeta só um lado do campo visual. É como se tivéssemos vendo televisão e a metade se apagasse.

Como uma pedrada na cabeça, assim atinge um AVC

Como uma pedrada na cabeça.

Ainda que não ocorra uma perda da força, o AVC pode fazer alguém andar separando muito os pés, ser incapaz de manter a pisada. A perda da postura não é um sintoma dos mais frequentes, mas deve ser levado em consideração. E deve ocorrer subitamente. Nesse caso, procure sentar-se em um lugar em que não seja possível cair e buscar companhia. Se a postura falha, é vital evitar quedas desafortunadas, elas também podem matar. Também raramente ocorre a dor de cabeça que pode ser causada pelo AVC. Apenas 3% dos casos apresenta uma dor de cabeça - súbita - e tão intensa, que você nunca sentiu algo parecido. O AVC sempre chega como um golpe, uma pedrada na cabeça. As náuseas e vômitos podem acompanhar a dor. Nesse caso, é importante manter a cabeça incorporada para evitar o afogamento.

Nos siga no Google Notícias