ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 27º

Em Pauta

Envelhecimento: elas têm rugas e o nariz deles cresce

Mário Sérgio Lorenzetto | 27/12/2016 07:08
Envelhecimento: elas têm rugas e o nariz deles cresce

Poucos estudam, mas a beleza tornou-se um novo sistema de classes sociais. No Brasil, essa constatação é ainda mais clara, cultivamos a beleza como poucos povos. Estamos rodeados de tanta beleza nos meios de comunicação que, irremediavelmente, você acaba se dando conta de que não a tem. E isso não mudará, tende a crescer. Nas redes sociais existe uma espécie de obsessão pela beleza artificial, passaram a se comunicar, cada vez mais, através de imagens. Essa "loucura do espelho" está presente em todas as idades. Mas, é ainda mais forte à partir dos 40 anos.

Envelhecemos desde quando nascemos. Mas o processo de envelhecimento é diferente entre homens e mulheres. Para começar, a esperança de vida é maior para elas. As razões ainda não estão claras. Um estudo da Universidade de Tóquio mostra que o sistema imune delas se deteriora mais lentamente. Outro, da Universidade de Uppsala (Suécia), aponta que os danos e perdas que os homens sofrem com o passar dos anos está vinculado ao cromossomo Y. E há, ainda, as razões sociais e culturais.

Envelhecimento: elas têm rugas e o nariz deles cresce

As rugas da pele

As rugas são o sinal mais representativo da idade. Os homens partem com vantagem, sua pele tende a ficar mais firme com o passar dos anos. Ainda que a estrutura cutânea e suas camadas sejam iguais em ambos os sexos, a pele masculina é até 20% mais grossa, tornando-a mais resistente ao passar dos ano. Além disso, a pele masculina possui mais colágeno, encarregado de dar firmeza e resistência à pele e aos ossos. A pele masculina também tem mais elastina, como o nome indica, dá mais elasticidade à pele. E para completar, a pele masculina tem mais gorduras, o que causa dois efeitos: o primeiro é evitar o aparecimento de rugas, mas, quando surgem, são mais marcadas e profundas. Todavia, em média, surgem rugas nas mulheres 5 anos antes delas aparecerem nos homens.

Envelhecimento: elas têm rugas e o nariz deles cresce

As mudanças das características da face

Nossas características faciais mudam com o tempo e, além das rugas, nossa cara reflete nossa idade de maneira mais destacada do que em qualquer outra parte do corpo. A perda do tônus muscular e o fato de que a pele perde espessura fazem com que nosso rosto fique menos firme e mais flácido. A exposição ao sol ao longo dos anos faz com que apareçam manchas escuras, sobretudo nelas por possuírem uma pele mais fina. No homem, o nariz cresce mais em consequência do continuo crescimento da cartilagem de que é composto. Se tivermos perdas dentárias, a boca e os lábios terão uma aparência ainda mais enrugada.

Envelhecimento: elas têm rugas e o nariz deles cresce

O cérebro se deteriora

O cérebro masculino envelhece um pouco mais rápido que o feminino. Isso se traduz em maior quantidade de homens com doenças neurológicas como o Parkinson. É um percentual enorme chegando ao dobro de homens com Parkinson que de mulheres. A exceção é o Alzheimer. Em torno de 70% dos pacientes com essa doença são mulheres. Um estudo recente da Universidade de Duke (EUA) aponta que pelo menos uma das causas dessa diferença seja a presença nelas de uma proteína chamada APOE4.

Nos siga no Google Notícias