ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 21º

Em Pauta

Exposição e integralismo, as iniciativas do Newton Cavalcanti

Mário Sérgio Lorenzetto | 15/09/2022 06:45
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

O triênio de 1.930 a 1.933 foi de muita turbulência na administração pública de Campo Grande, nada menos de oito prefeitos foram eleitos ou nomeados nesse curto espaço de tempo. O último desse período foi Ytrio Correa da Costa, que governou a cidade por tão somente 13 meses. Fruto da bagunça aqui instaurada, as ruas da cidade estavam em péssimas condições.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Arruma as ruas ou......

É nessa época que assume a Circunscrição Militar, o comando do exército local, o coronel Newton Cardoso. Descrito como homem enérgico, coloca em seu automóvel o prefeito. Chacoalhando pelos buracos das ruas, em todos os cantos da cidade, à toda velocidade, o prefeito percebeu que sua situação era delicada ou algo pior.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

A primeira Exposição Agropecuária.

Consta como da iniciativa do coronel, a primeira Exposição Agropecuária e Industrial de Campo Grande. O local é, hoje, impensável: foi montada no Colégio Oswaldo Cruz. Foi naquele amplo terreno que reuniram produtos da lavoura, pecuária e indústria. A mostra de 1.933 foi significativa. Se não obteve o sucesso esperado, serviu de modelo. Sete anos depois, essa feira passou a ser anual.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Anauê em Campo Grande.

Yes, nós temos integralistas. O anauê, semelhante à nazista, se tornou a saudação comum entre alguns membros da elite campo-grandense. O coronel Newton Cavalcanti era adepto da doutrina integralista de Plinio Salgado. Exerceu profunda influência em alguns setores da sociedade. Chegaram a marchar pelas ruas e reuniam-se em recintos fechados, tratando da tomada do poder. Com a Constituição de 1.937, extinguiu-se o integralismo. E lá se foram os sonhos dos camisas-verdes. Apagou-se a chama sem que se ouvisse qualquer reação.

Nos siga no Google Notícias