ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Em Pauta

Na felicidade da pandemia um fator chave é a paciência

Mário Sérgio Lorenzetto | 16/07/2020 07:48
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Ultra-higiênicos e superconectados. Dois tópicos fundamentais na vida pandêmica. Algumas regras de vida serão mantidas, mesmo depois das vacinas. É difícil vislumbrar o futuro da política ou da economia, mas é fácil perceber que algumas das atuais normas da sociedade vieram para ficar.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

A higiene é o novo credo.

Não sairemos mais de casa sem a companhia de um vidrinho de álcool ou de um máscara. Ante qualquer sintoma de resfriado ou no inverno, as mascaras voltarão a ocupar as ruas das cidades. Deixamos de entender como normal ou apreciável as multidões sem que todos estejam com o rosto coberto. Na história da humanidade, o aprendizado e a consolidação de novos hábito de higiene sempre foram resultados de experiências de enfermidade e morte. Só deixamos de cuspir nas calçadas depois dos protocolos de combate à tuberculose. Não aceitaremos estar em lugares mal arejados e com muita afluência de pessoas.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Ultimo desafio: sempre pedir, mas não brigar pelas máscaras.

As inúmeras brigas entre vizinhos, as broncas naqueles que descumprem as normas higiênicas, serão mantidas na nova vida, mesmo depois dessa pandemia. Passaremos a nos perguntar: outras virão? Em uma epidemia a noção de risco para a saúde está ligada, inicialmente, a comportamentos individuais. Logo mais, esses comportamentos tornam-se coletivos. Assim sucedeu com todas as grandes epidemias. A peste negra fez as populações entenderem que devem fechar as cidades e passar a viver no campo. Civismo e solidariedade. Medo e ansiedade. Nem as gerações das crianças da pandemia esquecerão. Paciência. Um dos fatores chave na felicidade pandêmica é a paciência.

Nos siga no Google Notícias