ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 19º

Em Pauta

O cérebro de um psicopata e o de um anabolizado

Mário Sérgio Lorenzetto | 23/12/2018 07:35
O cérebro de um psicopata e o de um anabolizado

Ainda que o imaginário coletivo desvie sempre a mente para a delinquência e a maldade quando se fala de psicopatia, esse transtorno da personalidade é bem mais complexo do que sugere essa associação. Nem todos os delinquentes são psicopatas e nem todos os psicopatas são Hannibal Lecter, o vilão canibal do filme "O silêncio dos inocentes".
Os psicopatas são pessoas com problemas de relação interpessoal e de gestão das emoções. Aparentemente são frios, mas não é certo que não tenham emoções. As tem e elas são intensas. O que não tem são os arrependimentos. Essa ausência de arrependimento é o que lhes dá a tendência para a delinquência, mas não em todos os casos.

O cérebro de um psicopata e o de um anabolizado

As alterações no cérebro de um psicopata.

O leque de condutas é amplo, mas as novas pesquisas indicam que todos os psicopatas coincidem em uma coisa: as alterações que ocorrem em seu cérebro. Recente pesquisa publicada na revista científica "Psychological Medicine" concluiu que o cérebro dos psicopatas apresenta uma maturação acelerada em algumas regiões relacionadas com o processamento emocional e o cognitivo. O cérebro dos psicopatas é diferente do de uma pessoa comum desde o ponto de vista anatômico quanto no funcional.

O cérebro de um psicopata e o de um anabolizado

A anatomia psicopata.

Há diferenças na conexão entre o processamento da razão e da cognição. Assim como desde o ponto de vista anatômico, nas regiões do lóbulo temporal (onde está a amígdala, relacionada com as emoções) e no lóbulo frontal (encarregado das funções cognitivas) ocorre uma atrofia da substância cinzenta, com o devido aumento da substância branca.
Esse estudo sugere que essa mudança anatômica e funcional cerebral que a origem do amadurecimento acelerado típico dos cérebro psicopata ocorre em condições de profundo estresse emocional na infância para proteger-se de sofrimentos.

O cérebro de um psicopata e o de um anabolizado

Semelhanças entre o cérebro psicopata e o do bombado por esteroide.

Os cientistas também encontraram semelhanças entre o cérebro psicopata e de o de pessoas que consomem, por pelo menos 10 anos, esteroides androgênicos. Os cientistas afirmam que as alterações são as mesmas. Mas também afirmam que não risco do cérebro de um bombado virar um cérebro psicopático. Mas esse é outro grave problema - dentre muitos outros, como o câncer de fígado - para quem se dispõe a tomar esteroides para ganhar massa muscular.

Nos siga no Google Notícias