ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, TERÇA  03    CAMPO GRANDE 23º

Em Pauta

O primeiro copo de cerveja foi bebido por uma mulher

Por Mário Sérgio Lorenzetto | 29/11/2024 09:30
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Cervejeiros, estremecei! A história reconhece uma mulher bebendo o primeiro copo de cerveja, e não um homem. O primeiro “raio de esperança” para todos que adoram um bom gole de cerveja, veio com uma mulher, uma estatueta denominada “Vênus de Laussel”. Há cerca de 25 mil anos, alguém entalhou em pedra uma mulher com seios enormes e uma barriga protuberante - típica de cervejeiros - levando um corno à boca, um pedaço de chifre de algum animal. Pressupõe-se, corretamente, que esse corno continha cerveja. Nessa época, ainda não tínhamos cidades, éramos nômades, andando pelo mundo afora.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Água não!

Alguns arqueólogos, provavelmente abstêmios, acham que o corno continha água. Mas parece improvável, já que beber água não é algo que se queira gravar numa pedra para a posteridade. É verdade que nunca saberemos. Tampouco saberemos se os humanos já produziam cerveja naquela época ou apenas era encontrado na natureza. É conveniente lembrar que os macacos, muito antes de nós, já tomavam bebida alcoólica produzida pela natureza.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Qual bebida alcoólica veio antes: cerveja ou hidromel?

É provável que a maior parte das bebidas alcoólicas não tenha sido inventada, mas descoberta. Uma teoria que pretende antepor a cerveja ao hidromel recorre às abelhas. Imagine uma colmeia no oco de uma árvore. Então há uma tempestade, a árvore cai e a colmeia é inundada pela água da chuva. Se você tiver mais ou menos uma parte de mel para duas partes de água, a fermentação logo começará. E, se alguns dias depois, um humano sedento e sóbrio passasse por ali, encontraria algo maravilhoso: hidromel natural. Ele provavelmente experimentaria, já que humanos adoram mel. E o sabor seria mesmo parecido, com a diferença que a bebida o deixaria bêbado. Não passa de uma teoria, mas é bastante simpática (pelo menos para quem não é abstêmio).

Nos siga no Google Notícias